sábado, 5 de abril de 2014

O Chá da Tarde Que Não Tem Mais Prazer

O Chá da Tarde que Não tem mais Prazer


Diz a cultura de diversos povos, entre eles o brasileiro, que tomar um chá ou um cafezinho nos fins da tarde, como chamariz para reunir amigos e por os assuntos em dia, é tradição e ninguém pode negar.
Nas obras literárias, principalmente nos romances urbanos, como nas obras de Machado de Assis, ou novelas de época, sempre observamos, ou entre linhas ou em diversas cenas, personagens e atores contracenando situações prazerosas, que nos dias de hoje, na realidade, não se faz mais, graças às redes sociais.
Uma vez, quando fomos passar um final de semana no interior, para rever parentes e amigos, ouvimos de uma senhora: “Que bom que vocês vieram. Já tenho com quem conversar no fim de tarde”.
Ao pergunta-la o porquê de tanto alívio, respondeu: “Esse povo daqui de casa não conversa mais. Ficam todos na Internet sem dar um “pio”, só postando e vendo as postagens dos outros”.
Foi assim que compreendemos as razões que levam esta senhora a dormir tão cedo, pois sem ninguém para conversar e para tomar o seu chazinho, prefere se recolher ao seu casulo e descansar em paz, sozinha, sem ninguém para prosear.
As pessoas estão perdendo absolutamente o prazer de se relacionar com outras pessoas, de conversar, de divertir-se com as histórias contadas, de trocar experiências e de aprender com a convivência. Preferem o mundo virtual ao real e não conseguem mais perceber os exageros, e sequer buscam mudar e resgatar antigos hábitos tão saudáveis e salutares. Essa é a realidade do mundo moderno, que cada vez mais destrói as relações.
Que pena que não a visitamos com tanta frequência, para podermos sentar à sua calçada e prosear até o anoitecer. Que bom que os nossos celulares perdem totalmente o sinal de Internet quando chegamos à sua cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário