terça-feira, 19 de agosto de 2014

AS BELEZAS DOS CANAIS POR ASSINATURA

AS BELEZAS DOS CANAIS POR ASSINATURA

Por Carlos Delano Rebouças

Dizem que o Brasil é um país que apresenta uma grande diversidade de ecossistema, aquelas de encher os olhos de qualquer pessoa que aprecia e valoriza belezas naturais, nas suas mais variadas condições.
Não podemos ser egoísta em acreditar que se trata de um privilegio de nosso país, obviamente, apesar de possuirmos paradisíacas praias, florestas, montanhas, ilhas, e outros biomas que a mãe natureza caprichou em todo território brasileiro. Pena que o cidadão deste país insiste em destruir.
Hoje assistindo ao Discovery HD Theater, pude viajar pelo mundo, pelos céus do planeta, pelos rios, lagos, mares e oceanos, florestas, e conhecer ainda mais as tantas maravilhas naturais e históricas existente nos mais diferentes pontos do planeta. Fiz uma viagem fantástica sem sair do meu sofá, porém, ao preço de um pacote de canais por assinatura, que a maioria do povo brasileiro, infelizmente, não pode ter acesso.
Como o Panamá é bonito!  E as ilhas da Indonésia! Bali também é maravilhosa! Não consigo tirar da mente os belos pássaros e peixes, das mais variadas espécies, cores e formas, em seus habitats, relutantes na sua preservação, contando com a ajuda de ambientalistas comprometidos com o planeta.
Aqui na América Central, a Costa Rica confirma o nome dado quando colonizada a partir de sua descoberta por Cristóvão Colombo. Suas belas praias de águas azul turquesa atraem turistas de toda a parte do mundo, conscientes, que merecem ser preservadas. O seu povo, nativo, sabe dessa necessidade, e reconhecem que as consequências de uma má gestão do planeta já começam a afetar o seu tesouro natural, apesar de todo trabalho feito de conscientização e educação.
Ainda vemos, com raridade, programas em TV aberta que nos mostram belezas naturais espalhadas pelo mundo. Parabéns, Globo Repórter, pela insistência e por acreditarem que ainda existem muitos brasileiros que amam a natureza e o turismo ecológico, e admiram este tipo de abordagem jornalística. Pena que são poucos os programas, os incentivos para continuar no gosto do expectador, e, principalmente, o interesse dos anunciantes, que preferem florestas de concreto e suas belezas modernas, que simbolizam um Capitalismo aniquilador de um planeta que ainda respira com o uso de aparelhos.
Posso dizer que foi uma excelente tarde, esta, de domingo, que tive em frente a minha TV. A Discovery HD Theater está de parabéns em manter esse tipo de programação, em reconhecer que existe público para apreciá-la, valorizá-la, e principalmente, de acreditar que pode não ser tão difícil concorrer com os canais abertos e sua medíocre programação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário