quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O QUE DE FATO ENSINA A TV


O QUE DE FATO ENSINA A TV

Autor: Carlos Delano Rebouças

Allan é meu aprendiz no programa de aprendizagem pelo qual atuo, como tantos outros jovens inteligentes e maduros que possuo, mas, independente de sua jovialidade, sempre contribui muito com suas ideias e pensamentos sensatos, nas inúmeras conversas informais que mantemos, antes de depois das aulas.

Hoje conversávamos sobre o baixo nível de conhecimento das pessoas, da juventude brasileira e dos adultos que são formados em sequência, decorrentes da falta de preocupação em não se permitir adquiri-las, pelos mais diferentes canais, e não nos faltaram argumentos para justificá-lo.

Um desses canais de aquisição de conhecimentos é a televisão, isso mesmo, este ainda intrigante equipamento nascido um pouco antes dos meados do século passado, que com som e imagem continua a chegar à maioria dos lares, e se tornou ao longo do tempo o equipamento mais comum nas mais variadas classes sociais. Supera, em nível de valorização, o rádio, no Brasil.

Como qualquer equipamento eletrônico que não tenha se tornado obsoleto, televisão passa por uma preocupante revolução desde o seu surgimento, principalmente quanto a sua programação. O que um dia se restringia à informação e entretenimento, hoje, a TV, como é tratada, passou a ser um instrumento de transformação comportamental e de valores. O homem não é mais o mesmo de algumas décadas para cá, e a televisão é tida como a grande responsável.

Independentemente da emissora, da programação e do horário, hoje a TV influencia diretamente na vida das pessoas. Filmes, programas de auditório, shows da vida real e principalmente novelas, estas, usando do argumento que retratam fatos de uma realidade, deturpam valores, contaminam mentes, estabelecem crenças e impõem verdades, suas, que querendo ou não, são assimiladas, gerando mudanças comportamentais inaceitáveis sob os mais diferentes aspectos. Moral, ética e respeito, além de um conteúdo enriquecedor, há tempos deixaram não são mais prioridades na televisão brasileira.

E que não me venham dizer que o controle remoto é a maior censura que podemos dar a essas programações medíocres, que de pronto seremos contrários, não é, Allan?

A Televisão é um equipamento encantador, como o mundo é. O mundo foi criado por Deus em sete dias, e o homem, faz parte desta criação. A TV foi criada por um ou vários homens, tendo a inteligência como uma dádiva. Não seremos nós, seres corrompidos pela sociedade, estabelecedores de todos os seus interesses, que usaremos essa magnífica invenção como uma arma contra nossos princípios.

Desculpa amigos. Na realidade, usamos. Não podemos fugir dessa verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário