quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ABRA O OLHO NA HORA DE VOTAR


Em outubro, os brasileiros vão às urnas para eleger deputados estaduais e distritais, federais, senadores, governadores e Presidente da República.
Entretanto, será que todo eleitor sabe a função e a importância de cada cargo?
Ao poder Executivo, cabe a função de garantir que as leis criadas sejam colocadas em prática, transformando-as em políticas públicas. O presidente da República assumirá um cargo por quatro anos, podendo por meio de uma nova eleição, estender seu mandato por mais quatro anos.
Resumidamente, veja qual a função de cada candidato:
Por meio de uma nova eleição, estender seu mandato por mais quatro anos. Aplicar as leis do país, principalmente as que pertencem a Constituição Federal; Conduzir a política econômica do país; Definir e comandar a política externa do país; Nomear ministros que o auxiliem na administração além dos órgãos máximos do Poder Judiciário, como os Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Governador(a): tem como principal função a administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas. Defende os interesses do Estado junto à Presidência. Logo é a autoridade máxima do Poder Executivo Estadual.
Senador(a): é o encarregado de representar os Estados da federação, e são eleitos diretamente. Cada Estado é representado por três senadores no Congresso Nacional.
Deputado Estadual ou Distrital: As suas funções são mais específicas na representação da sociedade junto à administração pública. Representante direto do povo na esfera estadual.
Deputado Federal: Compete o ato de legislar, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar e criar leis complementares e , ainda, propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte.
Escrito por: SEC Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário