terça-feira, 7 de outubro de 2014

TUDO É PERCEPÇÃO


TUDO É PERCEPÇÃO

Autor: Professor Carlos Delano Rebouças

Há quem diga que a capacidade de percepção representa, simultaneamente, a semente e o fruto da árvore do conhecimento, quando esta, é regada com sabedoria.

Adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades para trilhar seus caminhos, parece bem mais do que atividades planejadas, estabelecidas com metas e objetivos, e sim, um conjunto de aprimoramentos, contínuos, que inclui poder perceber pelos sensores naturais, com sabedoria suficiente para distinguir necessidades.

O homem precisa se apresentar para o mundo e no mundo nutrido de conhecimentos. Esta bagagem de informações é reunida mediante a necessidade de desenvolver habilidades para atender o mercado, que demonstra cada vez mais ser altamente exigente quanto às suas escolhas.

Entretanto, diante da impaciência em aguardar pelo desenvolvimento profissional de alguém, que até então, apresenta potencial para uma determinada função, e que por questão de gerenciamento de tempo, não se pode esperar tanto, acaba tendo que buscar no mercado alguém que já reúna todas as características necessárias e enxergadas urgentes para o determinado ofício. Tudo isso acontece porque existem pessoas que conseguem perceber logo que precisam reunir condições padrões de empregabilidade, aquelas pertinentes a qualquer ofício ou segmento de mercado.

Não necessariamente precisamos ter, sempre, conhecimentos e habilidades diversas, amplas, e obrigar-nos a todo custo e investimento, buscar conquista-los. Cabe salientar que em situação alguma acumular conhecimentos representa desperdício, muito pelo contrário.

Independentemente do que desejamos fazer, necessitamos, sim, desenvolver a capacidade de enxergar mais longe a realidade que nos cerca, que nos rodeia, como se usássemos uma lente superpoderosa, de longo alcance, possível de identificar grandes oportunidades, mesmo quando estas, parecem nanicas aos olhos dos mais céticos. 

Isso se chama percepção, e com ela, podemos adquirir condições suficientes para o alcance do sucesso, desde que seja aliada à sabedoria.

Percebes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário