segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

DEZEMBRO: MÊS DAS CONFRATERNIZAÇÕES, BATIDINHAS NAS COSTAS E PERDÕES DUVIDOSOS



Autor: Carlos Delano Rebouças

Entra ano e sai ano, e sempre as mesmas coisas costumam se repetir, em especial no mês de dezembro. Festas, confraternizações e diversos pedidos de perdão fazem parte dos diversos acontecimentos do mês de dezembro e, principalmente, da noite de Natal. Mas será que sempre são eventos e atitudes permeadas com sentimentos verdadeiros?

Empresas fazem suas confraternizações. Momento de sair da rotina, de festejar um ano de sucesso, e de estimar mais um ano de sucesso que bate à porta. Alegria que toma conta de todos, regada muitas vezes a muita bebida, comida e sorteio de brindes. Mas nem sempre é assim.

Acontece que na realidade, pode representa um momento que não significa uma verdade, um sentimento verdadeiro, ou seja, que um sorriso estampado no rosto, abraços e batidinhas nas costas, e votos de felicidades nem sempre são atitudes puras e sinceras. 

Assim também acontece no seio familiar. Parentes que por diferenças e inflexibilidade, mantêm-se por um longo tempo, incompatibilizados, muitas vezes por bobagens, mas, quando chega o dia de natal, lágrimas são derramadas, pedidos de perdão são feitos e aceitos, selando aquilo que pode parecer uma paz, mas que na realidade, não demora muito ser desfeita.

Como somos hipócritas, às vezes! Como nos enganamos, quase sempre! Como precisamos avaliar e refletir muito bem sobre nossos sentimentos e atitudes, e suas exposições!

Confraternizar-se, perdoar-se, e abraçar-se, dando as famosas batidinhas nas costas, com a declinação dos mais variados votos são atitudes atemporais, ou seja, sem data específica. Acontecem quando o coração e a consciência sinalizam que é o momento oportuno de realizar uma aproximação com alguém, de confirmar um sentimento verdadeiro entre as partes, e de buscar uma reaproximação com quem se tem um forte sentimento, uma forte ligação, e fez ou faz parte de seu convívio, mas que as diferenças se encarregaram de distanciá-los.

Porém, não podemos desconsiderar que o final de ano se trata de uma excelente oportunidade para ratificar as boas relações, pois a comemoração do nascimento de Cristo, nosso salvador, e toda a atmosfera envolvida, significa um cenário ideal para extravasar sentimentos. É a chance que os corações petrificados pela mágoa encontram de estabelecer a paz.

Confraternize! Dê batidinhas nas costas de seus parentes, amigos e colegas de trabalho nas mais diferentes confraternizações! Perdoe e permita ser perdoado, mas não se esqueça de que sejam atitudes verdadeiras, sensatas, e não, atitudes movidas pela conveniência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário