domingo, 18 de janeiro de 2015

ADULTOS PREMATUROS E INFANTIS: ATROPELANDO AS FASES DA VIDA


ADULTOS PREMATUROS E INFANTIS: ATROPELANDO AS FASES DA VIDA

Autor: Carlos Delano Rebouças

Será que o senhor ou a senhora aproveitou todas as etapas de sua vida? Será que o senhor soltou pipa? E a senhora brincou de esconde-esconde ou amarelinha? Com certeza que sim, se estiver na faixa dos 30 anos em diante, pelo contrário, ficaram somente na lembrança dos pais e avós, e nas histórias contadas para filhos e netos.

 Lembro-me que cresci ouvindo minha mão dizer: “Meu filho, não brinque com aquele menino, porque ele é mais velho que você!”. Apesar de parecer preconceituoso ou até mesmo antipático, minha mãe somente queria me preparar para um mundo repleto de novidades que estava por vir; fazer com que as coisas acontecessem naturalmente; que viesse a conhecer a vida aproveitando todas as suas etapas sem atropelos; com uma infância saudável, uma adolescência bem acompanhada e uma fase adulta sem frustrações pelo que não pude aproveitar da melhor maneira possível.

Hoje em dia, além da televisão, que já há alguns anos vem tendo sua parcela de contribuição, tem-se também a Internet como o grande responsável pela transgressão das etapas e valores morais da vida.

Vemos crianças, que mal largaram as brincadeiras com carrinhos e bonecas, conversando com pessoas de diferentes idades e muitas vezes desconhecidas, sobre os mais diferentes assuntos; garotos e garotas que mal sabem como foram concebidos, tornando-se pais cada vez mais cedo; adolescentes buscando no mundo da informática as mais diferentes maneiras de conhecer a vida, através de informações mal repassadas e distorcidas, que servem, somente, para bagunçar a cabeça deles. Tudo bem ilustrado e produzido, cheio de luzes e cores para o deleite da garotada.

Este é o retrato da nossa realidade: jovens quase adultos e infantis por natureza, mas imaturos por formação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário