quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

CINCO ANOS DE CONTRIBUIÇÃO À SOCIEDADE JUNTO AO ESPRO


Por Carlos Delano Rebouças Pinheiro

No dia 21 de janeiro de 2010 começou a minha história na Associação de Ensino Social Profissionalizante, ESPRO, aqui em Fortaleza, na educação e formação profissional de jovens para o mercado de trabalho.

Poderia ser somente mais um emprego, dos poucos, importantes e duradouros que pude ter em minha vida. Mas na verdade, trata-se ainda, fazendo cinco anos exatamente hoje, de um trabalho que me faz sentir-me muito feliz e útil.

Alguém pode imaginar o quanto é gratificante contribuir na inserção de jovens no mercado de trabalho, sendo para muitos a sua primeira oportunidade? Alguém consegue mensurar o tamanho da satisfação em saber que é partícipe na formação de tantos jovens, muitos deles, sem expectativa alguma quanto ao seu futuro profissional? Alguém pode imaginar a alegria que me causa em saber que posso contribuir para uma melhor qualidade de vida para jovens e até mesmo para familiares?

Assim me sinto no meu ofício - um verdadeiro colaborado social para um mundo melhor - e que todos os seus resultados servem unica e exclusivamente, como combustível para me dedicar ainda mais.

Lembro-me, numa visita feita a um parceiro, quando lá vi um ex-jovem aprendiz como um dos gerentes do banco. Como ele, tantos outros se projetaram de forma semelhante. Lembro-me também de tantos que desvalorizavam a instituição educação, e hoje, estão formados ou em processo de formação superior. Ficamos felizes por sermos uma referência.

Certamente não podemos agradar a todos, principalmente, quando focamos no nosso trabalho de orientação educacional e profissional o aspecto disciplina. Sempre existe alguém que resiste, mas o melhor, é que posteriormente, com o amadurecimento, acaba enxergando como necessário.

O ESPRO me proporcionou e proporciona muita coisa boa. Por exemplo, pude ser agraciado com um prêmio por ser um dos talentos da instituição. Foi dessa forma que pude fazer a minha especialização. Também, incluo inúmeros cursos e treinamentos ofertados, que engradecem muito o meu currículo profissional.

Diante de tudo isso, hoje, fazendo cinco anos de casa, posso e devo dizer ao ESPRO: muito obrigado pela oportunidade que é me dada.

Muito obrigado também aos jovens aprendizes que passaram e estão comigo, à minha família e amigos, e em especial, à Deus, que é o responsável por tudo que acontece em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário