domingo, 18 de janeiro de 2015

PARA MUITOS QUE NÃO SABEM


Para muitos que não sabem, a semana começa no domingo para muito países, que não inclui o Brasil, que tem como seu primeiro dia a segunda-feira.
semana é um período de tempo correspondente a sequencia dos sete dias que forma um ciclo lunar . Porém a origem da expressão é mais recente e vem do latim septimana, que significava sete manhãs.
A semana foi uma evolução na orientação de espaço de tempo, cujo início ocorreu pela relação do homem com a natureza e principalmente com o que mais lhe chamava atenção e influenciava em sua vida, a movimentação dos astros, a Lua o Sol e dos planetas errantes por eles monitorados.
Na antiguidade, ao homem a Lua era muito mais significativa do que o Sol porque iluminava as noites, conceito que hoje não é bem compreendido. A origem do período de 7 dias está intimamente ligado com sua proximidade em duração com as fases da Lua, que acabaram gerando os primeiros calendários anuais, hoje conhecidos como calendários lunares, e que também acabaram gerando a nível global os calendários semanais.
O presente dia da semana é domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário