quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

ACIDENTE COM PLATAFORMA DA PETROBRÁS

Explosão em plataforma da Petrobras deixa 3 mortos no Espírito Santo

Vítimas foram socorridas por um helicóptero e levadas ao hospital da região

Uma explosão no navio-plataforma da Petrobras 'FPSO Cidade de São Mateus', no Espírito Santo, deixou ao menos três funcionários mortos e 10 feridos, seis ainda estão desaparecidos. O navio, operado pela empresa BW Offshore e afretado pela Petrobras, está ancorado na região litorânea de Aracruz, a 120km da costa, no Norte do estado. 



A Petrobras confirmou, por meio de nota, que o acidente ocorreu por volta de 12h50 desta quarta-feira (11/2). Do total de 74 trabalhadores embarcados, três não resistiram aos ferimentos e morreram no local, segundo a estatal.


As vítimas foram transportadas por helicópteros particulares para o aeroporto de Vitória. A Infraero foi acionada às 13h50 para bloquear o espaço aéreo do aeroporto de Vitória e abrir caminho para o resgate dos funcionários. O movimento de voos comerciais, contudo, continuou sem alterações. 

Ao menos 16 ambulâncias, dentre elas, seis UTI's móveis, transportaram as dez vítimas para o Vitória Apart Hospital e o Hospital Metropolitano, ambos particulares e referências em queimados no estado. De acordo com a Secretaria de Saúde do Espírito Santo, duas vítimas estão com  queimaduras graves e oito com trauma. 


Após a explosão, cerca de 32 trabalhadores foram retirados da plataforma e seguiram para Vitória (ES). De acordo com o Sindicato dos Petroleiros, o acidente foi causado por um vazamento de gás na praça de máquinas da casa de bombas da plataforma. 


As operações da plataforma foram interrompidas, o acidente foi controlado e não há riscos de novas explosões. A produção da unidade era de cerca de 2,2 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, informou a Petrobras.


A unidade de São Mateus opera, desde junho de 2009, no pós-sal dos campos de Camarupim e Camarupim Norte, no litoral do Espírito Santo.



Histórico de explosões

Em janeiro, uma explosão na Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, deixou ao menos três trabalhadores feridos, com queimaduras em até 70% no corpo. O acidente ocorreu na Unidade Geradora de Hidrogênio, durante um serviço de manutenção. A mesma refinaria registrou um outro acidente, no mesmo mês, quando problemas no funcionamento de uma válvula geraram o vazamento de querosene em alta temperatura. Nessa ocasião ninguém ficou ferido.

Em 2001, três explosões atingiram a plataforma P-36 da Petrobras, na Bacia de Campos, deixando onze mortos, todos integrantes da equipe de emergência. O acidente também provocou uma inclinação de 16 graus na plataforma, devido ao alagamento de parte de seu compartimento.


Fonte: Correio Brasiliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário