domingo, 1 de fevereiro de 2015

GLADIADORES DO MUNDO MODERNO



Autor: Carlos Delano Rebouças

Assistindo ao filme Gladiador, que retrata a realidade da sociedade romana, não tão diferente da grega, pude conhecer a vida dos gladiadores, guerreiros que lutavam nas arenas, para o deleite de sua burguesia.

Russell Crowe interpreta Máximus, um forte guerreiro que se sobressai entre os fortes e até nas lutas contra ferozes animais. Mostra aos monarcas e líderes do exército romano, e a sua burguesia, que mesmo escravizado, pode reder muitas alegrias sangrentas.

Um dia trocando os canais de minha TV por assinatura, vi num canal de lutas dois homens num ringue, que hoje se chama octógono, lutando, mediante regras estabelecidas, com uma plateia imensa assistindo, vibrando, torcendo, querendo ver um derrotado cair ao chão. Sabe que aquele programa me fez lembrar o filme Gladiador?

Comentei com um amigo as semelhanças e logo fui rebatido. Fez diversas indagações que de pronto lhe dei respostas, não convincente, obviamente, mas fácil de compreender, já que se trata de uma pessoa que pensa como aquela plateia da arena do Gladiador.

Máximus era escravizado, lutava sem regras para sobreviver, e os lutadores de hoje são diferentes? Lutam por dinheiro, para manter-se no sistema, enriquecendo um homem forte, proprietário da organização e patrocinadores. Máximus terminava uma luta, recolhia-se e tratava isoladamente seus ferimentos, e hoje, os “novos gladiadores” têm médicos à disposição, pois não podem demorar a voltar a lutar, entende?

Na época da Roma e Grécia antiga, lutava-se até a morte, e quando o corpo caía, imóvel, sem vida, todos vibravam transloucados. Coitados, o auge da ignorância, definida também como cultura, acredite, só permitia isso mesmo, alegrar-se com a desgraça alheia.

Hoje o que mais cresce no mundo e também no Brasil é a procura por canais por assinatura, e principalmente, pelo canal de lutas. Será que se trata de uma mudança de cultura ou confirmação de uma absoluta ignorância?

Viva ao Máximus! Salve, John Jones! Sucesso, Anderson Silva e José Aldo. Felicidades e saúde ao Maguila, e a todos os gladiadores e lutadores do mundo moderno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário