quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

HOJE É DIA DE CLÁSSICO-REI DO FUTEBOL CEARENSE

Por Carlos Delano Rebouças

Amigos, não somente para quem é apaixonado por futebol e torce por um dos dois grandes clubes do futebol cearense, Ceará e Fortaleza, como também, para os menos envolvidos, sabe da importância de uma partida realizada entre as duas equipes e seus efeitos na sociedade, especialmente no dia e horários de sua realização.

Na verdade a cidade para. Cria-se uma atmosfera que envolve duas paixões, na torcida pela vitória de suas equipes por parte de sua torcida.

Também mobiliza toda uma imprensa, não somente a esportiva, esta que sobrevive desta paixão, que atrai anunciantes e vende produtos, em cima do produto maior que se chama clássico-rei.

Outro tipo de imprensa, a jornalística, também se mobiliza na cobertura do evento. Passa a cobrir os efeitos causados pelo clássico, em todos os seus aspectos, principalmente, segurança. Sabe-se da preocupação existente, sempre, quando as duas torcidas se encontram nos estádios, em seus arredores, em terminais de ônibus, nas ruas, bares, ou seja, em todo e qualquer lugar que possa ocorrer o encontro entre torcedores, que nem sempre conseguem conter suas emoções, e com isso, redundar em violência.

Essa violência tão temida, passa a ser a base de preocupação da sociedade, esta que transita pela cidade e preocupa-se em ser um vítima da intolerância entre torcedores. A polícia se prepara, tenta defender a a sociedade, contendo os mais exaltados e fazendo cumprir a lei em prol da ordem.

Tenta, mas nem sempre os agentes de segurança conseguem manter a paz, pois o evento clássico-rei é muito grande e mobilizador. Configura-se, na verdade, uma torcida muito maior que tudo aconteça bem, em paz, e que no dia seguinte não tenhamos notícias desagradáveis nos telejornais e nas mídias em geral.

Fica assim registrada a nossa torcida pela paz e pela harmonia entre os torcedores, e que vença o melhor. A festa deve ser feita pelos torcedores, nas arquibancadas, respeitando-se, e enxergando que do outro lado tem alguém que deseja voltar para casa em paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário