sábado, 14 de fevereiro de 2015

VOLTE NA QUARTA-FEIRA, SEM CINZAS

VOLTE NA QUARTA-FEIRA, SEM CINZAS

Por Carlos Delano Rebouças

Começa mais um carnaval brasileiro, como tantos outros na história deste país. Inicia-se a grande festa popular, aquela vista como a maior e tão esperada pela grande maioria do povo. Mas não esqueça que passada a festa, tudo deve voltar à perfeita normalidade.

Desde o início da semana percebemos um clima diferente entre as pessoas; já foi gerada a expectativa de se chegar o final de semana, preparar a mochila e partir em direção à diversão. São quatro ou cinco dias, quem sabe, para que tudo volte ao normal numa quarta-feira de cinzas.

Quem dera funcionasse assim; que essa normalidade não fosse quebrada por alguns, diante de inúmeros acontecimentos desagradáveis, ocorridos no período festivo. Todos sabem que se trata de uma festa popular, mundana, onde pessoas com pensamentos e objetivos diferentes se misturam, com bebidas e drogas a tiracolo, combustíveis usados para uma diversão, que às vezes contraria a ordem, e se podemos dizer que num carnaval pode existir ordem.

Em meio às tantas brincadeiras, diversões e extravagâncias, sempre existem aquele, aliás, aqueles que não sabem se divertir como devem. Muitas vezes começa no deslocamento, nas estradas, misturando desde já o álcool com a direção, contribuindo para os números de acidentes de trânsito. Assim também acontece durante e no retorno do carnaval. Também existem brincantes que excedem nas suas atitudes, e, intolerantes, geram conflitos que podem redundar em agressões e até em morte. São fatos, infelizmente, comuns em festas populares, especialmente em carnavais.

Evitar que tudo isso aconteça – que o brasileiro se autodestrua – em vez de aproveitar sadiamente o carnaval, e regressar a sua vida normal na quarta-feira de cinzas, é um sonho bem mais utópico que podemos imaginar. Parece difícil estabelecer limites para o homem quando a emoção toma conta integralmente de sua cabeça e coração, mesmo que por alguns dias.

Podemos brincar o carnaval; extravasar nossas emoções; tentar pelo menos esquecer por alguns dias os nossos problemas, ou quem sabe, administrá-los temporariamente; e com sensatez, evitar que outros surjam, até mais graves, também nesses poucos dias, para que não retornemos como cinzas, antes mesmo da quarta-feira que encerra o carnaval.

Bom Carnaval!

Nenhum comentário:

Postar um comentário