sexta-feira, 13 de março de 2015

AMANHÃ, SÁBADO, DIA 14 DE MARÇO, É DIA DE VACINAÇÃO EM FORTALEZA

A Secretaria da Saúde do Estado promove neste sábado, 14, a vacinação contra o sarampo e o papilomavírus humano (HPV) para crianças, entre 8 e 17h, em vários locais além dos postos de saúde. Contra o sarampo, a campanha deve atingir aqueles que tem entre 6 meses e 5 anos, já contra o HPV, a vacinação é voltada para meninas entre 9 e 13 anos.

A vacinação contra o HPV evita que, no futuro, a mulher venha a ter câncer no colo do útero, o terceiro que mais mata mulheres, atrás do câncer de mama e de brônquios e pulmões. As aplicações estão ocorrendo em posto de saúde desde a segunda-feira, 9, e o público alvo é de meninas entre 9 a 13 anos, onde as de 9 a 11 devem tomar a primeira dose e, até os 13, tomar a segunda após seis meses.

Com a volta do sarampo desde dezembro de 2013, após 14 de nenhum registro no Estado, a vacina foi antecipada e bebês a partir de seis meses devem tomar a primeira dose da vacina. Com 1 ano deve ser aplicada a segunda e com 1 ano e três meses deve ser tomada a terceira e última dose. A criança só estará protegida após as três etapas de vacinação. Crianças de 2 a 4 anos só precisam tomar duas aplicações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário