domingo, 22 de março de 2015

CURIOSIDADES DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

Em 1973, os países árabes integrantes da OPEP aumentaram o preço do petróleo em mais de 300%, em retaliação ao apoio norte-americano à ocupação de territórios palestinos por Israel. Isto gerou uma crise de petróleo, que provocou em todo o mundo investimentos em tecnologia de produção de petróleo offshore. Este quadro internacional reanimou a Petrobras nas suas atividades exploratórias no mar, cuja interrupção tinha sido cogitada. 

Numa plataforma marítima, o simples espocar de um flash fotográfico é suficiente para interromper a produção e acionar dispositivos de segurança, inundando equipamentos com jatos d’água, espuma ou gás carbônico. Isso porque todas as áreas críticas são vigiadas por células fotossensíveis e sensores de fumaça. 

Em junho de 1988, mais um recorde foi conquistado na Bacia de Campos: foi içada a carga marítima mais pesada em todo mundo. Tratava-se do conjunto integrado das facilidades de produção da plataforma Pargo 1B, com cerca de cinco mil e seiscentas toneladas. 

Até 1994, o nome da Petrobras era grafado com acento. A mudança deu-se a partir da decisão de intensificar a presença da companhia no exterior. Entendeu-se queo sinal gráfico poderia criar dificuldades para a compreensão e pronúncia do nome. Para reforçar o argumento, há ainda a tese de que o nome não deve ser acentuado por que a palavra Petrobras é formada pela junção de duas palavras: “Petróleo” e “Brasileiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário