segunda-feira, 16 de março de 2015

MANIFESTAÇÕES NO BRASIL: O PACIENTÔMETRO DO BRASILEIRO CHEGOU AO LIMITE



Por Carlos Delano Rebouças

Concordo que é duro um pobre trabalhador, que dá muito duro na vida, trabalhando honestamente, para manter sua família, honrar seus compromissos, e ter que lidar com corrupção, com aumento do custo de serviços, e com as demais dificuldades diárias, decorrentes de uma redução orçamentária, que acaba dificultando ou freando qualquer possibilidade de crescimento e de busca de um sonho. Sem dúvidas alguma que concordamos.

Também procuramos entender a revolta por parte da classe média, esta, que acostumada a ter uma vida mais tranquila, passou a conviver com arrochos, controle orçamentário, e limitações, que outrora, eram típicas das classes menos favorecidas da sociedade.

Porém, vejo que não são somente questões econômicas e financeiras que vem influenciado os brasileiros, causando essa revolta nacional, com um grito de impeachment da presidente do país. Na realidade, são tanto outros inúmeros problemas sociais que como uma bola de neve, vem crescendo a cada dia, fazendo com que o pacientômetro do brasileiro chegasse ao seu limite.

Insatisfações históricas quanto à saúde pública, segurança, educação, distribuição de renda, oportunidades, moradia, dentre outras, tornaram-se intoleráveis diante do surgimento de tantos escândalos, também históricos e antigos, porém guardados a sete chaves, ou empurrados para baixo do tapete, por conveniência. Sempre favorecendo uma minoria em detrimento dos interesses de uma maioria, que sequer sabe o que quer, mas que já está de “saco cheio” de tantos escândalos.

As manifestações são sinais disso – de uma insatisfação com tudo que acontece no Brasil – e que alguns acreditam que na mudança de comando está a solução. Engano pensar assim. Engano pensar que a culpa está no comanda da presidência.

Os desmandos neste país, mesmo com a saída de Dilma demorarão muito a deixar de ser facilmente percebidos, bem mais difícil diante do aparecimento de um salvador da pátria, bem mais fácil, pelo reaparecimento de políticos interesseiros, travestidos de nacionalistas, sedentos em reassumir postos que não aceitam terem perdido. Entendam que essa ciranda de comandantes irá permanecer por muito tempo.

Aí vejo mesmo que não seja dita, a pergunta: Qual seria a solução, manter a Dilma no poder, e deixar como estar?

Respondo: O brasileiro não precisa mostrar mais a sua força e sua capacidade de mudar. Assim foi feito em 1992, com o Collor de Mello.

Precisamos sim, é mudar nossa postura, cobrando mais dos nossos representantes e mostrando a eles que somos capazes de mudar o país, nas urnas, de forma democrática, sem desmerecer o que diz a nossa Constituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário