domingo, 1 de março de 2015

Nas Nuvens Com A Comunicação


O foco de comunicação nas empresas é muito voltado às circulares, aos boletins, aos memorandos, aos manuais de procedimentos, às ordens de serviço. Mas existe também a comunicação entre os próprios colaboradores. Esse fluxo contínuo de informações dá coesão e aumenta a competitividade das empresas.

Para tornar a comunicação eficaz, um dos caminhos é contratar um programador para desenvolver sistemas personalizados. Isso demanda um certo tempo e bons recursos financeiros. Há também ferramentas online que podem ajudar nessas funções.

Segundo a chefe de Marketing do Google Apps for Work na América Latina, Izabelle Macedo, algumas instrumentais proporcionam um ganho de produtividade para empresas de qualquer porte e região do País, pois garantem a agilidade no compartilhamento de informações. Algumas das ferramentas do Google são o Hangout (bate-papo online), Planilhas, Agenda, Drive e Formulários. As empresas podem fazer um teste gratuito pelo período de 30 dias.

Apesar de ter a vida facilitada pelo instrumental e pela técnica, o papel das pessoas ainda será definitivo para tornar a comunicação mais uma ferramenta de melhoria no ambiente de trabalho e eficiência operacional.

A profissional de marketing, Gizelle Cavalcante, 36, ressalta utilizar as ferramentas inclusive para se comunicar com os clientes. “Até mesmo o Facebook me ajuda na comunicação. Mas é preciso ter disciplina e foco para não perder tempo com os atrativos de interatividade. Por isso, às vezes, uso algum para comunicação específica”, ressalta.
 
Redução de custos
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) usa ferramentas para aspectos de mobilidade, segurança e sincronização de serviços com dispositivos móveis, afirma a gerente de Tecnologia da Informação da Fiec, Raphaele Pinheiro.

“Conseguimos uma redução de custos com viagens e aumento da eficiência e frequência de troca de informações. Além da maior comodidade. A Agenda tem facilitado a marcação de reuniões e a realização de negócios. O Drive agiliza o trabalho do dia a dia e amplia as possibilidades de compartilhamento de arquivos”, exemplifica Raphaele.

Ela ressalta estar sempre fortalecendo o fluxo de comunicação e as ferramentas em nuvem estão mudando a cultura das organizações em termos de inovação, tecnologia e colaboração. “Tivemos um aumento expressivo de produtividade e resultados com a utilização destas ferramentas”, afirma.
 FONTE: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário