segunda-feira, 2 de março de 2015

NEM IMAGINE A DIFICULDADE


NEM IMAGINE A DIFICULDADE

Autor: Carlos Delano Rebouças

As pessoas quando têm a oportunidade de falar um pouco de sua trajetória de vida, sempre tem muita coisa para contar e acabam falando muito mais que o pouco anunciado, mas que na verdade, representa ser a oportunidade de constar um testemunho de vida, a qual tem uma grande importância para a edificação humana.

Há quem diga que todo mundo tem uma história de dificuldade, vivido numa determinada fase da vida, até mesmo os mais abastados, aqueles que nasceram no popular berço de ouro, pelo qual podem não permitir entende-las e aceitá-las como uma verdade absoluta. Porém, não custa-nos compreender que, independente de alguém ter nascido em famílias de boas condições financeiras e sociais, fiquem isentas de passar por qualquer que seja a dificuldade, cuja importância, fica marcada na sua vida.

Algumas pessoas lutam muito para conquistar o seu espaço na sociedade, levando uma vida de dupla ou até tripla jornada, desde cedo, da infância, diante da realidade de suas famílias, humildes, que infelizmente, não podem oferecer condições diferentes e melhores na construção de uma trajetória de vida.  Faz com que em um período, trabalhe; em outro, estude; e em outro, busque mais uma ocupação, seja com trabalho, estudo ou outra atividade que vise o seu crescimento. Acaba levando uma vida com um ritmo extremamente frenético, que muitas vezes não lhe sobra tempo algum para se divertir.

E quando essa rotina puxada da vida é assolada com problemas de saúde, tornando-se muito mais difícil e complicada, parecendo uma fase que jamais irá passar, e com o medo da perda, diante de tantas dificuldades?

Então, passado e vencido todos os obstáculos, e conhecedor que outros mais surgirão, pois aí é que reside a razão de viver, acabamos, com o recurso de nossa memória voltando no tempo, recordando tudo ou parte do que vivemos, e usando esse flashback para ilustrar em aconselhamentos, orientações e testemunhos que construir uma trajetória de vida não é fácil para ninguém. Pode até ser mais difícil para muitos, mas não totalmente fácil para poucos privilegiados.

Que nunca desperdicemos uma oportunidade sequer de ouvir e conhecer um pouco da trajetória de vida de alguém, e de usar a sua, vivida, e com tantas particularidades, como um instrumento de reflexão, consciente, para que se realize uma reflexão profunda sobre todos os aspectos que influenciaram nas transformações. Mas caso não lhe interesse contar e não dar ouvidos, que pelo menos respeite as opiniões e as escolhas, pois elas devem ter uma importância muito grande para muita gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário