terça-feira, 17 de março de 2015

O EFEITO INTERNET NAS PESSOAS


O EFEITO INTERNET NAS PESSOAS

Por Carlos Delano Rebouças

Não se pode negar que o advento da Internet nos últimos 20 anos transformou o mundo em todos os sentidos, e fez com que a humanidade enfim aparecesse nas mais diferentes “vitrines”, mostrando as sua facetas, dando sinais de sua capacidade de transformar e influenciar o mundo e no mundo.

Assistindo filmes antigos, antes da era cibernética, observamos como a comunicação era difícil. Sem o desenvolvimento da telefonia móvel, contando somente com a convencional, as informações eram mais restritas, chegavam de forma mais atrasada, e embora chegando, nada deixava de acontecer, zelando sempre pela veracidade dos fatos.

Hoje, com o advento da Internet e de suas ferramentas, tudo acontece em tempo real. Um filme é lançado nos cinemas, e no Brasil, logo já está sendo comercializado nos camelôs, pirateados, numa real desobediência das leis e desrespeito aos direitos autorais.

Terroristas quando realizavam suas “façanhas”, destruindo vidas com atentados a bomba ou na execução sumária de pessoas, assumiam a autoria posteriormente. Hoje, fazem e veiculam imagens ao vivo, on-line, para todo o planeta assistir. Assim fazem bandidos nas grandes metrópoles, como uma maneira de promover-se, de amedrontar e de adquirir o respeito pelo medo, diante da violência aplicada.

Como a Internet vem influenciado vidas, não é verdade amigos?

Positivamente também influenciam as pessoas. O mundo globalizado, resultante de um estreitamento de relações entre países, nações e pessoas, unificando interesses, negócios, que redundam em resultados comuns, são pontos positivos dessa nova era. Também acontecem unificações de interesses humanitários, que visam ajudar a quem passa por dificuldades, necessidades e contratempos. Esse pode ser um dos efeitos positivos da Internet. Com ela e com um sensato uso, podemos exercitar nossa cidadania, nossa ética e respeito aos direitos do homem, no mundo.

Há se os efeitos da Internet fossem somente salutares! Hei de nós se fizéssemos de seu uso tão somente para a edificação humana, e não como um instrumento de destruição de um ambiente saudável e harmonioso!

Mas não custa nada sonhar; não custa nada imaginar que um dia pode tudo isso se transformar num propósito único, verdadeiro, que vise a materialização do bem, do uso de um recurso tão envolvente e necessário para a nossa transformação, para a metamorfose do homem, prevalecendo o bem, nesta eterna afirmação do maniqueísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário