quinta-feira, 26 de março de 2015

SABEDORIA E CABELOS BRANCOS: UMA QUESTÃO DE QUERER


SABEDORIA E CABELOS BRANCOS: UMA QUESTÃO DE QUERER

Por Carlos Delano Rebouças

Passei a perceber, após os meus 20 anos, o aparecimento de fios brancos na minha cabeça. Nada que preocupasse, estava na flor da idade, jovem sem preocupação alguma, que não seriam alguns fios brancos de cabelos que tirariam a minha tranquilidade.

Mas com passar do tempo, aqueles fios brancos se multiplicavam na minha cabeça, que já possuía tantas preocupações. Eram efeitos dos tempos ou reflexos de tantas coisas que tiravam o meu sossego? Quem sabe, ambas, pois sou de uma família que cedo, todos, começam a pintar a cabeça do branco das nuvens, descarregadas de chuvas, alvas como um algodão puro.

Sempre fui muito tempestivo, daquele tipo que não levava desaforo para casa. Embora de personalidade forte, sempre me apresentei com muita sensatez, disciplinado e dedicado ao que me comprometia. Vai ver que a escolha desta postura tão cedo corroborou para o surgimento de tantos cabelos brancos.

Pois é, amigos, escolha. Fiz tantas em minha vida e ainda as faço. Casei-me cedo; assumi grandes responsabilidades; sempre soube me impor diante de situações, mostrando um amadurecimento enorme, precoce, e com isso, a minha cabeça foi ficando ainda mais branquinha. Hoje, não me vejo, aliás, estou bem distante, de me parecer com o notável Cid Moreira, mas os cabelos brancos já se estendem por outras partes do corpo. Chega forte, fazendo com que pareça mais maduro, e bem mais experiente.

Modéstia à parte, vejo-me bem mais maduro, até nas minhas atitudes. Parece que aquele homem tempestivo, que se aborrecia facilmente, e que enfrentava qualquer um na defesa de seu ponto de vista, perdeu sua identidade. Não que deixei de fazer isso, hoje, mas com mais cautela e assertividade, sempre zelando pela harmonia, com muita sabedoria.

Aí que prevalece a sabedoria, aquela que chega a qualquer um sempre, bastando aceitar a sua chegada, sem fechar-lhe a porta, na cara. Chega com os cabelos brancos ou com a calvície, não importa, e chegando, serve-nos de alicerce para tantas atitudes que pensamos em tomar.

Espero viver muito, com muitos cabelos, brancos, que sejam, e com muita sabedoria. Ainda temos tanto a aprender! Ainda temos tanto a evoluir! Ainda tenho tantos cabelos pretos a perder a melanina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário