terça-feira, 21 de abril de 2015

21 DE ABRIL: UMA DATA IMPORTANTE PARA O BRASIL

O dia 21 de abril  é uma data muito especial para o Brasil, tanto que representa em seu calendário um feriado nacional.

Simbolo da Inconfidência Mineira, Tiradentes, ou Joaquim José da Silva Xavier, liderou um dos maiores movimentos brasileiros de libertação de Portugal, pela confirmação da nossa completa independência, vindo a acontecer anos depois.

Minerador e tropeiro, Tiradentes exerceu a profissão de dentista, além de alferes da força militar da até então Vila Rica, hoje Ouro Preto, em Minas Gerais, Tiradentes juntou-se a aristocracia mineira, junto à advogados e poetas, tornou-se o maior nome do movimento histórico de nosso país, que fez o 21 de abril se tornar um dos mais emblemáticos feriados nacionais, porém, pouco conhecido quanto ao contexto histórico-político, principalmente pelas novas gerações.

Em 1985, o dia 21 de abril também teve um acontecimento histórico em nosso país. Marca, a data, a morte do presidente recém-eleito e assumido, Tancredo Neves, grande nome do movimento das Diretas Já, que pois fim ao período militar no Brasil. Pena que a data, 21 de abril, já era um feriado nacional, pois tinha tudo para se tornar, com a morte de Tancredo Neves.

Pelo que vemos, a data tem dois marcos importantes em nosso país e precisamos sempre relembrar esses acontecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário