domingo, 5 de abril de 2015

DOMINGO DE PÁSCOA

Hoje é domingo, o primeiro dia da semana, no calendário romano, mas um dia muito especial para o Cristianismo.

Hoje é o dia da ressurreição de quem deu a vida pela humanidade, da ressurreição de Jesus Cristo.

Na sexta-feira, foi crucificado, morto e sepultado. Teve o fim a sua "via crucis" que tanto é reverenciada neste momento. Jesus de Nazaré em carne osso, sentiu na pele tudo que é capaz de fazer o homem, até mesmo por quem foi enviado por Deus, como filho, para perpetuar o amor de Deus entre os homens.

Hoje, domingo, é dia de presentear a quem se ama, a quem se estima e se respeita com o " famoso" chocolate, em forma de ovo, com um coelho que representa a páscoa.

Mas por que o coelho, como mamífero, e ovo de chocolate têm suas representatividades na páscoa?

"A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII."

Fonte: http://www.suapesquisa.com/historia_da_pascoa.htm  

Um bom domingo de páscoa para todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário