segunda-feira, 20 de abril de 2015

PMDB: UM PARTIDO PARTIDO


Por Carlos Delano Rebouças

Segundo sabemos, ou seria para ser, um partido político é um grupo organizado, legalmente formado, com um voluntariado firmado em bases de coparticipação, sob uma orientação para influenciar ou ocupar um poder na política. Porém, com o maior partido político do país, em números de filiados e representantes nas mais diferentes esferas, não é bem assim.

Ao contrário dos Estados Unidos da América, onde só existem dois partidos, Republicanos e Democratas, que dividem a opinião pública, pelas suas diretrizes, aqui no Brasil temos cerca de 30 partidos, isso mesmo, e um deles, o maior, parece que tem dois partidos numa única sigla.

Tendo o vice-presidente da república, Michel Temer, como o nome mais forte na esfera executiva, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, ou simplesmente, PMDB, parece que está dividido, com bem mais ênfase, e de forma desigual, na esfera legislativa de todo o país, principalmente, na federal, tanto na Câmara dos Deputados, como no Senado. Interesses difusos, que deixam não somente cientistas políticos, mas muito mais, os leigos, a grande massa votante, confusos, em não entender essa laranja dividida em duas bandas.

Mas como entender um partido dividido? Como entender que um partido pode ser ao mesmo tempo situação e oposição? Como aceitar que isso pode acontecer num país que se diz democrático com parte integrante de uma sigla partidária?

Quando o ex-governador Cid Gomes, cearense, então ministro da educação, pronunciou-se em plenário, pedindo para a ala revoltada do PMDB, oposicionista do governo federa, sair de cima do muro e decidir se continua ou não com a postura escolhida, ficando ou não no partido que apoia o governo, foi mal interpretado e até, hostilizado, dando também, respostas à altura. Parece que foi uma das poucas atitudes que fez o povo cearense, sensato, orgulhar-se de um governador que não deixou muitas saudades.

Quem acompanha a política nacional, há tempos, percebe que nossos representantes, eleitos pelo voto do povo, dão ostras de suas insanidades e falta de bom senso. Não ponderam nas suas decisões, agindo como se o povo brasileiro fosse uma cambada de ignorantes, que não entendem nada, que somente os vejam como parasitas, cuja preocupação é somente se perpetuar no poder, até a morte. Contudo, nem todos os brasileiros são assim.

No Brasil existem pessoas que sabem dos seus direitos, deveres, e conhecem de política. Poucos, mas existem. São cidadãos que já estão no limite de suas paciências; cansadas de serem enganadas; feitas de bestas, com diz aqui no Ceará; diante de todo o esforço feito pelos políticos em continuar a nos enxergar como idiotas. Ou será que acreditam que engolimos tudo que fazem, na crença que somos todos portadores de amnésia?

Novos partidos nascem a todo instante. Isso já é a cara do Brasil. Siglas estranhas, sobretudo, absurdos, como os discursos apresentados para justifica-las. Nascer mais um partido por parte de uma banda que discorda da outra, de um partido já existente, não seria novidade.

Pega essa dica, quem tem vergonha na cara do PMDB, e deixe de palhaçada com o povo brasileiro, com essa história de divisão interna. Os palhaços podem até sermos nós, eleitores, enganados, mas quem dá o show no picadeiro da política, mesmo muito bem remunerados são quem usa gravata e colarinho e tem poder de decisão, pois, nós, infelizmente, não sabemos decidir na hora de votar, muitas vezes, por falta de opção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário