terça-feira, 5 de maio de 2015

A DIFÍCIL ARTE DE ESCUTAR


Escutar ou ouvir. Esta é uma boa maneira de começarmos a entender esta tão importante arte do ser humano. O ouvir está ligado aos ouvidos, a capacidade de por os ouvidos funcionando. O surdo não ouve.O ouvir é a capacidade de perceber sons.
Já o escutar requer algo maior, é arte de sentir, interpretar, entender o que você ouviu.
Quantas vezes você já não viu esta frase: “eu te disse isso várias vezes, mas você não escuta” . O que ela quer dizer com isto ? Ela diz que você ouve sua fala mas as idéias não entram em sua mente. Quantas vezes estamos discutindo com uma pessoa e quando ela põe seu ponto de vista e nas primeiras palavras já percebemos ou imaginamos o que vai dizer, já começamos a preparar nossa resposta ? Nesta situação não estamos escutando para entender mas sim para responder.
Enquanto estivermos armados, nunca escutaremos. Escutaremos apenas o que queremos, o que demonstra nossa insegurança e fragilidade de ver sob o ponto de vista de outra pessoa.
Por que deveríamos então escutar as pessoas? Primeiro porque todas as pessoas adoram quem as escuta e segundo porque sempre aprendemos alguma coisa.
Agora, precisamos entender quais são os níveis de escutar que devemos aprender a trabalhar em nossas vidas.
Primeiro nível é ignorar. Nós precisamos aprender que em determinados momentos precisamos ignorar o que estamos escutando. Até pelo nosso bem estar. Algumas coisas são ofensivas e descartáveis para serem escutadas.
Em outro nível, precisamos fingir. O que significa isto ? Ás vezes, somos obrigados a escutar determinadas pessoas, não dá para dizer não, o que elas falam são coisas desnecessárias, porém você precisa escutar, mas não precisa entrar no mundo dela. Só de escutá-la ela já estará se sentindo bem e se você entra no seu mundo, se sente mal e nada é agregado de fato.
Outro nível é escutar seletivamente, ou seja, ter a capacidade de extrair apenas as informações mais importantes que a outra pessoa coloca.
O outro nível é escutar atenta e empaticamente . Este nível requer uma capacidade de entrar no mundo do outro e compreender sob seu ponto de vista.
Qual é o grande desafio para quem quer adquirir a habilidade no ato de escutar : saber usar o nível certo na hora certa. Pois algumas pessoas ignoram quando precisariam ser empáticas, são seletivas quando precisariam fingir, e assim acontece as distorções sucessivamente.
O nível mais difícil e importante para o exercício de aprendizagem, liderança e habilidades interpessoais é o atenta e empaticamente. Porque ? Simplesmente, por que este nível requer que quando escuta, você esqueça o que pensa, abra mão de julgamentos, tenha capacidade de entrar no mundo do outro e interaja com total interesse.
Escutar não é uma tarefa fácil, muitos pensam que escutam e na verdade pouco escutam. Se você se interessa em desenvolver esta difícil e importante arte, lanço para você o primeiro passo : quando estiver com as pessoas, pare em alguns momentos e observe-as, perceba o que estão dizendo “por trás” das palavras, perceba suas expressões, corpo, postura e mãos. Esqueça de você e do que pensa neste momento. E para avançar, seja curioso, faça perguntas que nunca fez antes e que revelem coisas novas sobre as pessoas.
Desta forma, você descobrirá muitas coisas que não percebia antes.
Escutar é receber. Se sabe escutar, sabe receber sabedoria e informação. Quem tem sabedoria e informação, normalmente sabe o que falar.
Portanto, a boa escuta precede a boa comunicação e é uma arte básica para os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário