quinta-feira, 21 de maio de 2015

COMO LIDAR COM O JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO



Por Carlos Delano Rebouças

Seguindo a máxima de que o futuro do país e do mundo é a juventude, e que o mercado de trabalho vem absorvendo, consideravelmente, jovens iniciantes, os quais buscam trilhar suas carreiras, um fator é observado e tido de extrema importância: Como orientá-lo para o sucesso profissional, que redunde em resultados eficazes.

Inegavelmente, não existe uma receita definida, como se fosse de um bolo. Fazer com que um jovem profissional, em início de carreira, alcance o sucesso tão desejado, precisa-se centrar no prelúdio pensamento de definir o que quer e onde se deseja chegar. Aí reside o passo inicial, para em seguida, perseverar com humildade sobre metas e objetivos estabelecidos.

Em meio às escolhas feitas pelo jovem profissional, o papel da escola, sobretudo, da família, como base de qualquer processo de educação e formação do homem em sociedade, são preponderantes, pois cada uma delas contribui diretamente no sucesso obtido pelo homem, em todos os campos da vida, inclusive o profissional. Para o jovem, ainda mais importante.

Porém, quando o jovem adentra o mercado de trabalho, iniciando uma nova fase em sua vida, o papel da organização contratante e de seus colaboradores, principalmente gestores, é primordial para se lapidar a imagem perfeita de um profissional. Passam a assumir uma total responsabilidade sobre os sonhos e desejos de alguém que vislumbra crescer e vencer na vida, profissionalmente, paralelamente a conquista dos objetivos da instituição.

O gestor precisar reunir e por em prática conhecimentos adquiridos cientifico e empiricamente, e de forma didática, para lidar, muitas vezes, com um jovem, alheio a paradigmas do mundo corporativo, totalmente distantes de conceitos inerentes à ideal postura profissional, e sem qualquer senso de disciplina, hierarquia e subordinação. Significa adotar uma postura inquestionável de gestor, com características de tutor e educador, sabendo perfeitamente a hora de aplicá-las.

Contudo, nem sempre acontece dessa maneira – com o jovem iniciante profissional sendo bem acompanhado. Quase sempre, este jovem, iniciante, é tratado como se fosse um profissional qualquer, experiente e cheio de vícios, mas incompreendido sobre as falhas cometidas, e que tem seus sonhos interrompidos pelo imediatismo predominante e impiedoso. Na verdade, acaba sendo vítima bem mais da incompetência de um gestor, que pelo seu desempenho mal compreendido.

Espera-se que esse quadro mude, e que o jovem possa na incipiência de sua carreira, sonhar, vislumbrar uma trajetória de sucesso, contando com a ajuda de todos os envolvidos, principalmente, das empresas contratantes e de seus gestores imediatos, onde todos estejam com uma postura adequada, que oriente para o sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário