terça-feira, 19 de maio de 2015

Como melhorar a comunicação interna em 7 dicas

A comunicação interna é importante para qualquer organização funcionar eficazmente. Os empregados devem sentir que podem facilmente se comunicar com os demais membros da equipe, bem como com a alta gerência, pois isso contribui para a produtividade e resultados globais. A seguinte lista inclui medidas práticas para melhorar a comunicação interna:

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Torne acessível a informação padrão da empresa

Cada organização tem seu próprio conjunto de conhecimentos e regramentos internos, que todos os funcionários seguem e entendem. Pode levar algum tempo para aprender como a empresa faz as coisas, desde um protocolo para a preparação de documentos voltados a clientes até outros tipos de melhores práticas. Ajude os funcionários a aprender esta informação mais rapidamente, incluindo-a como uma parte da formação e da criação de documentos internos para serem utilizados como referência.

Torne a Missão e Visão claras

Aproveite o tempo para explicar os valores da empresa e sua missão, seja como parte de treinamento corporativo ou como um lembrete regular para os funcionários. Quando os funcionários são unidos em sua compreensão dos objetivos da empresa, eles serão capazes de se comunicar uns com os outros de forma mais eficaz, a fim de alcançá-los.

Fortaleça as conexões

A comunicação não deve ser melhorada apenas entre os membros da equipe que trabalham juntos, mas também entre os funcionários e seus gestores. Certifique-se de abordar isso durante os programas de formação em gestão. Gestores que tomam o tempo para conhecer os seus funcionários e estão dispostos a ouvi-los vão achar mais fácil de se comunicar e manter a equipe produtiva. Quando os funcionários sentem que os gestores são capazes de resolver suas preocupações individuais, eles se tornam mais propensos a se sentir conectados.

Crie um diálogo aberto

Mantenha os funcionários atualizados sobre as mudanças da empresa, o progresso e os planos futuros. Isso pode ser através de um boletim informativo bimestral ou em reuniões da empresa. Além disso, permita que os funcionários se envolvam nessa discussão. Estimule perguntas e comentários, e mostre que todas as ideias são bem-vindas. Os funcionários são mais propensos a se comunicar bem quando eles sentem que têm um papel no caminho traçado pela empresa.

Incentive o compartilhamento de informações

Forneça uma plataforma online para compartilhamento de conhecimento. Os funcionários estão propensos a ler sobre novidades e tendências da indústria regularmente, por isso ofereça-lhes um lugar para compartilhar essa informação. Ao ter uma oportunidade de mostrar o que sabem, o profissional estará ansioso para se envolver nessa empreitada. Não só isso vai criar mais energia e propósito por trás da comunicação, mas o compartilhamento de informações valiosas será útil ao negócio.

Ferramentas online de gerenciamento de projetos

Existem muitos tipos de ferramentas online que podem ser utilizadas para facilitar a comunicação. Essas ferramentas podem ajudar a acompanhar o progresso de um projeto para que todos saibam o que resta a ser feito. Enquanto a comunicação cara a cara é sempre importante, ferramentas online podem ajudar nesse processo, economizando tempo e ajudando a documentar o trabalho.

Planeje eventos externos

Crie oportunidades para os funcionários se encontrarem fora do escritório. Nada impede mais a comunicação do que quando existem funcionários da empresa que não conhecem verdadeiramente uns aos outros. Planeje uma festa ou um happy hour depois do trabalho. Isso também dá aos funcionários algo pelo qual ansiar, o que pode facilitar um melhor engajamento e uma comunicação mais forte.

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