quarta-feira, 20 de maio de 2015

FALTANDO TECLAS PARA DIGITAR



Por Carlos Delano Rebouças

Um dia, passando na rua, caminhando, vi num lixo, montado sobre a ignorância dos brasileiros, um teclado de computador.

Para quem já viu animais mortos, sofás, e até carcaças pesadas e gigantescas de televisores antigos, um teclado parece insignificante, se não tivesse chamado a minha atenção pelos detalhes percebidos.

Faltavam algumas teclas. Cheguei pertinho e vi as ausências das letras ‘A’, ‘C’, ‘I’, ‘D’, ‘U’ e ‘O’. Também os sinais de ‘ponto final’ e ‘vírgula’, além dos números ‘1’ e ‘0’. Pareceu-me que seu ex-dono o descartou de qualquer jeito por estas razões, quando não viu a possibilidade de consertar. Um teclado é tão baratinho, não é? Para que quebrar a cabeça consertando algo tão descartável, quanto de baixo custo?

Segui meu caminho com aquela imagem e recordação precisa das teclas ausentes. Refleti sobre a combinação que poderia gerar, formando palavras, frases, e mensagens edificantes, que serviriam, no mínimo, para criticar a atitude de alguém que o jogou no lixo, desordenadamente, sem preocupação alguma com o meio ambiente.

Não é que facilmente juntei as letras e formei a palavra ‘cuidado’. O que de fato, faltou ao seu antigo dono. Já número ‘0’, possivelmente é a nota dada pela sua atitude, que se não fosse essa, antecedida com o número ‘1’, seria um dez.
Aí, alguém pergunta: E quanto aos sinais de ‘ponto final’ e ‘vírgula’, onde eles entram nesta análise?

Infelizmente o ‘ponto final’ repete-se por três vezes, funcionando como reticências, nas diversas atitudes, repetidas, ou quem sabe, de teclas tão batidas, até quebrar-se, que faz a pausa da ‘vírgula’ ficar fora desse contexto, pois em momento algum, a tecla de ‘pausa’ do teclado, foi utilizada. Pena que esta história não tem ponto final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário