segunda-feira, 18 de maio de 2015

FAZ LEMBRAR UMA BEBIDA ENLATADA


Por Carlos Delano Rebouças

Enquanto almoçava em um restaurante, refletia sobre aquele refrigerante gelado, gostoso e tão apreciado num dia de calor, que dividia aquele momento comigo, único e solitário.

Aquela bebida parecia ser descoberta. Sabia o que tomava, já que habitualmente, fazia nas minhas refeições diárias no meu intervalo de almoço.

Uma lata metálica, sem transparências, é claro, protege-a, e sua descoberta, somente com o consumo, e pelo paladar, ou pelos olhos, também, quando com o uso de um copo, ao derramá-la. Confiamos tanto nela há anos! Nunca me decepcionou, causando-me um mal estar ou trazendo-me uma doença qualquer. Ela é altamente confiável, mesmo sem saber o que existe dentro de sua embalagem.

Assim são as pessoas, como uma bebida enlatada.  Escondemo-nos num cenário, que às vezes não significa uma verdade suficiente para passar segurança. Pessoas bonitas, bem vestidas, de uma boa conversa, simpatia, ou seja, com todos os atributos para lhe conquistar, e vai conquistar.

Como a bebida, vamos fundo numa relação com uma pessoa destas, e depois, surgem as surpresas. Quantas pessoas descobrem que foram infectadas por doenças sexualmente transmissíveis, e não acreditam que aquela pessoa, foi a transmissora.

Como a marca do refrigerante, que consumo há anos, e que tanto confio, aquela pessoa, que me passou confiança, pela aparência, traiu-me. Parece que não dar mesmo para confiar nas aparências, não é?

A abertura na extremidade da lata é muito pequena para enxergar e avaliar se tem algo que possa representar perigo dentro dela. Pode está misturada ao líquido, contaminando-o, que ao olho nu, impossibilita qualquer avaliação. Estamos mesmo vulneráveis, sempre.

Mas com as pessoas, podemos sim ser enganados, ou nos enganar. Porém, a nossa percepção, cautela, sabedoria e inteligência podem ser armas suficientes para driblar riscos escondidos num belo rostinho. Uma pessoa não é uma bebida enlatada, mas pode representar grandes perigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário