sábado, 9 de maio de 2015

GATO: CARACTERÍSTICAS DE UM FELINO DOMÉSTICO


O gato tem 244 ossos e 512 músculos, o que o torna num animal extremamente bem desenvolvido. As suas capacidades físicas e os sentidos apurados conferem-lhes agilidade, velocidade e flexibilidade. O gato consegue virar-se e mexer-se de qualquer maneira desde a cabeça até ás patas posteriores. Consegue esticar totalmente o corpo e virar a cabeça 180 graus. As patas dianteiras estão providas de 5 dedos, enquanto que as traseiras têm 4. As características das patas permitem ao gato andar sem fazer o mínimo de ruído e ter um equilíbrio fora do comum. Para não gastar desnecessariamente as unhas, o gato contrai as garras.
O cuidado que um gato tem consigo mesmo é enorme. A sua higiene corporal é única, para além de que mantém sempre as suas unhas afiadas para qualquer situação.
De uma posição totalmente imobilizada, o gato tem a capacidade de saltar para todos os lados. Em altura, consegue saltar até 5 vezes o seu tamanho corporal, atingindo com facilidade um salto de 2 metros. Em queda, o gato tem a capacidade de articular o seu corpo de forma a não sofrer com o impacto, bem como atingir rapidamente o equilíbrio, usando a cauda.
Quase não existem obstáculos naturais para um gato. No entanto, este animal tem uma “falha” nas suas aventuras. É que, o gato tem uma grande capacidade para subir, trepar, saltar, para além de adorar as alturas. Mas o gato tem uma terrível dificuldade em descer!
É por isso que muitas vezes é necessário auxilio humano para, por exemplo, tirar um gato de uma árvore, árvore essa que ele sobe com facilidade.
O gato tem 30 dentes em maxilas fortes. Os mais importantes são os 4 caninos, que demonstram os seus ares de caçador. O gato possuí mais 12 dentes incisivos e 14 molares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário