segunda-feira, 11 de maio de 2015

MUITO CUIDADO EM ASSINAR EM BAIXO


Por Carlos Delano Rebouças

Antes, chamavam de pistolão; hoje, de peixe; já os mais novos, preferem dizer que teve um QI, que traduzindo, equivale a “quem indica”. Não importa a denominação e a época de cada um. Na prática, se resume a dois atores típicos do mercado de trabalho – indicador e indicado a uma vaga de emprego.

Há quem acredite que se possuir um forte padrinho em busca de suas pretensões profissionais, ou seja, na busca de uma tão sonhada e deseja vaga de emprego no mercado é um privilégio imensurável e para poucos. Ora, quem não quer um porta-voz que fale e peça por você; que assine em baixo, avalizando a sua contratação, sem mesmo está em plenas condições de empregabilidade, exigidas pela vaga; e sem medir as possíveis consequências de seu desempenho profissional? Poucos, certamente, mas quem assume este papel- de indicador – precisa refletir muito sobre suas indicações.

Quem está sendo indicado, popularmente entra por uma “peixada”, como se diz no Ceará, nem sempre aceita e conhece a sua condição, seu perfil. Foca-se somente na concretização de uma vontade ou mesmo, de uma necessidade de entrar ou retornar ao mercado. Muitas vezes, sequer agradece a quem advogou em seu favor, demonstrando, obviamente, uma ingratidão à pessoa que pôs seu nome e sua reputação em jogo, sem saber se os resultados serão os esperados.

Porém, para quem indica, essa atenção deve ser redobrada, para compensar os riscos não assumidos pelo indicado. Cabe-lhe avaliar muito bem o perfil do seu candidato, independente de quem seja ou esteja ligado, muitas vezes por laços afetivos e familiares. É a tomada de uma atitude para não desagradar um lado, o de quem solicita, e que pode acabar prejudicando o lado de quem atende, em atenção a sua pessoa, que teve tanta atenção ao seu pedido, assumindo todos os riscos.

E os riscos, nestas condições não podem existir. Por todos os envolvidos deve haver muita cautela, ou seja, quem indica precisa conhecer bem quem está indicando. Já o indicado precisa ser muito sensato e honesto, tanto com quem empresta o seu nome em seu favor, quanto com que está atendendo ao seu pedido. É questão de responsabilidade.

Entenda que fazer uma indicação de um candidato, significa muito mais do que um ato de generosidade e de amizade, uma atitude honesta, de reconhecer que quem atende seu pedido espera contratar um profissional à altura da vaga pretendida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário