sexta-feira, 22 de maio de 2015

PILARES PARA O RELACIONAMENTO NO AMBIENTE DE TRABALHO

O desafio dos relacionamentos no trabalho é que precisamos conviver bem com as pessoas apesar das diferenças de opinião, de visão, de comportamento, de formação, de cultura, de nacionalidade…. Não é fácil, mas é possível se basearmos nossa maneira de nos relacionar em cinco pilares.
Autoconhecimento – Quanto mais nos conhecemos, compreendemos nossa maneira de ser, qualidades e limitações, mais podemos reconhecer o outro como ele é e aceitá-lo com suas qualidades e limitações também. E isso, claro, nos permite administrar melhor os relacionamentos.
Empatia – Muitas vezes, para haver entendimento com uma pessoa, precisamos nos colocar no lugar dela e compreender seu ponto de vista. Isso é empatia, a habilidade de considerar os outros, suas opiniões, sentimentos e motivações. Entre as várias coisas que se pode fazer para praticá-la, a mais básica é saber ouvir.
Assertividade – Para ter relacionamentos saudáveis, não basta ouvir:  é preciso também falar, expressar nossas opiniões, vontades, dificuldades. É aí que entra a assertividade, a habilidade para nos expressar de forma franca, direta, clara, serena e respeitosa.
Cordialidade – Tratar as pessoas com cordialidade é ser gentil, solícito e simpático, é demonstrar consideração pelo o outro de várias formas. Pode ser com o “bom dia” com que saudamos o destinatário de nossa mensagem de e-mail, com o ato de segurar a porta do elevador para alguém entrar ou apanhar do chão um objeto que o colega deixou cair. Dizer “obrigado” olhando a pessoa nos olhos, oferecer-se para prestar uma ajuda, cumprimentar aquele com quem cruzamos no corredor, mesmo saber seu nome… A cordialidade desinteressada, que oferecemos por iniciativa própria, sem esperar nada em troca, é um facilitador do bom relacionamento no ambiente de trabalho.
Ética – Ser ético é ter atitudes que não prejudiquem os outros, não quebrem acordos e não contrariem o que se considera certo e justo. Podemos ter muito autoconhecimento, ser altamente empáticos, assertivos e cordiais, mas, se não nos conduzirmos pela ética, não conseguiremos manter relacionamentos equilibrados
Guiar-se por esses cinco pilares ajudará você a lidar com todo tipo de pessoas e construir uma boa imagem no ambiente de trabalho. A habilidade de relacionamentos abre muitas portas na vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário