quinta-feira, 6 de agosto de 2015

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E RITMO DE VIDA: QUAIS OS RESULTADOS?


Por Carlos Delano Rebouças

Vivemos num mundo em que o cuidado do corpo parece o objetivo maior de muita gente, antes, jovens, hoje, de todas as faixas de idade. A estética corporal passou a ser a preocupação do momento, porém, com um forte discurso em defesa da saúde.

Em tempos passados, a barriguinha masculina era quem fazia sucesso. Significava que seu detentor era uma pessoa abastarda, de bom perfil social e financeiro. Contudo, essa referência ficou no passado, e hoje, representa bem mais desleixo com a estética e com o corpo, coisa que as mulheres acordaram há bem mais tempo, e trataram de lapidar seus corpos, em busca de torna-los esculturais, conforme exigências da sociedade, que a cada dia estabelece novos padrões de beleza.

Mas para manter um corpo sarado, não basta somente a prática de atividades físicas em academias, por exemplo, ou mesmo, de modalidades esportivas específicas, que resultem na moldagem do corpo ideal, que a visão narcisista nunca permite enxergar assim, ou seja, sempre faz enxergar que não está perfeito, e que se pode alcançar um melhor padrão.

Para conquistar o corpo perfeito, além das atividades físicas necessárias, necessita-se de uma boa dieta alimentar. Sugere-se buscar o acompanhamento de especialistas, como Nutricionistas, que mediante estudo e análise sobre seu perfil, estabelece uma dieta que acredita ser a ideal para manter seu corpo saudáveis, sem riscos à sua saúde.

Contudo, nem sempre funciona com se deseja, e não tarda para que a saúde sofra com as consequências de uma fuga à regra dos cuidados estabelecidos. Muitos, na sua maioria, jovens, diante de suas rotinas de vida, que incluem a social, tornam-nas frenéticas, sem muito descanso, com noites mal dormidas, além, é claro, acarretando num total descuido com a alimentação.

Essa rotina estabelecida, que inclui atividades físicas e administração da vida pessoal, social e profissional, não bem gerida nos aspectos tempo e interesse, faz com que se tenham perdas em um dos pilares, porém, aquele em que mais se negligencia é a alimentação.

Nem sempre se percebe os prejuízos de imediato, ou seja, por muito tempo pode parecer que tudo está perfeito, pois o corpo, ainda de cima, como se diz no popular, passa esta impressão. No entanto, a saúde pode logo acusar que não esteja bem, e com isso, aos poucos mostra suas condições. Sabem daquela velha máxima de “quem não ver cara não ver coração”?

Pois assim, amigos, seguindo esse dito popular, muitos seguem levando uma vida que flutua entre o saudável e o lamentável, cuidando de um corpo sem a devida preocupação com a saúde. Já, com a alimentação, esta fica em segundo plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário