segunda-feira, 10 de agosto de 2015

AMÉRICA DO SUL

Introdução 


Uma enorme cordilheira (conjunto de altas montanhas), denominada Andes, localiza-se desde a Venezuela, percorrendo toda a zona ocidental da América do Sul, em direção ao seu extremo-meridional. É a segunda maior cadeia montanhosa do mundo, com uma grande quantidade de vulcões, cujos mais famosos são: Chimborazo e o Cotopaxi.


Países da América do Sul:


O continente sul-americano é composto por 12 países : Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, e Suriname.


Informações sobre a América do Sul 


A leste da Cordilheira dos Andes existe um enorme altiplano central, que vai até o platô brasileiro. Este é separado do platô das Guianas pelo grande vale do Amazonas, o maior sistema fluvial do mundo.


A parte da América do Sul que fica entre os trópicos (Câncer e Capricórnio), tem grande densidade pluviométrica (índice de chuvas) - que, entretanto, é pequena em certas regiões, como no Nordeste do Brasil. A temperatura média nesta área é de quase 30 graus centígrados durante todo o ano. Ao sul do continente o clima torna-se mais fresco e seco, e na Patagônia, no extremo-sul, faz muito frio. Um importante deserto marca esta região: o deserto do Atacama que localiza-se no Chile.


A parte tropical da América do Sul tem florestas fechadas e selvas parcialmente exploradas, nas quais há diversas espécies de plantas: palmeiras, bambu, ébano e seringueiras. Há uma grande variedade de vida selvagem: onças, pássaros, cobras, jacarés entre outras espécies.


A região dos trópicos produz diversos tipos de produtos agrícolas, tais como, banana, laranja, soja, tabaco, algodão, arroz, café, açúcar. A criação de gado é uma das riquezas principais do Brasil, Uruguai e Argentina.


Este continente possui jazidas minerais encontradas principalmente no Chile (cobre e ferro), Venezuela

(petróleo), Brasil (manganês e ferro) e Bolívia (estanho e ouro). Essas riquezas e a exportação de carne e lã têm melhorado as condições da América do Sul nos últimos anos.


Principais cidades da América do Sul: Rio de Janeiro (Brasil), São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Quito (Equador), Caracas (Venezuela) e Montevidéu (Uruguai).


População 

Este continente tem sua população formada por uma miscigenação de raças. Desde a chegada de Colombo (1492), muitos imigrantes buscaram morar e construir uma vida melhor na América do Sul. Colonos e imigrantes da Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Japão, China entre outros, juntaram-se aos negros africanos e índios para formar a população deste continente.


Outros dados da América do Sul:


- Número de países: 12


- Número de territórios: 6


- População: 370 milhões de habitantes


- País mais populoso: Brasil com 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010)


- Línguas mais faladas: espanhol e português


- Área: 17.850.568 km²


- Maior país (território): Brasil


- Menor país (território): Suriname


- Maior Lago: Titicaca com 8.300 km²


- Ponto mais alto: Monte Aconcágua na Argentina com 6.962 metros.

Você sabia?

- A América do Sul é um continente com grande diversidade de vida animal. As principais espécies que vivem neste continente são: capivara, jacaré, tamanduá-bandeira, arara, tucano, anta, lobo-guará, lhama, jabuti, onça, tatu-bola, alpaca e mico-leão-dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário