quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Commodities: Significa o que de fato?

Definição

Commodities (significa mercadoria em inglês) pode ser definido como mercadorias, principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial. As commodities são negociadas em bolsas mercadorias, portanto seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional.

As commodities são produzidas por diferentes produtores e possuem características uniformes. Geralmente, são produtos que podem ser estocados por um determinado período de tempo sem que haja perda de qualidade. As commodities também se caracterizam por não ter passado por processo industrial, ou seja, são geralmente matérias-primas.

Existem quatro tipos de commodities:

Commodities agrícolas: soja, suco de laranja congelado, trigo, algodão, borracha, café, etc.

Commodities minerais: minério de ferro, alumínio, petróleo, ouro, níquel, prata, etc.

Commodities financeiras: moedas negociadas em vários mercados, títulos públicos de governos federais, etc.

Commodities ambientais: créditos de carbono

O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. As principais commodities produzidas e exportadas por nosso país são: petróleo, café, suco de laranja, minério de ferro, soja e alumínio. Se por um lado o país se beneficia do comércio destas mercadorias, por outro o torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente. Quando há alta demanda internacional, os preços sobem e as empresas produtoras lucram muito. Porém, num quadro de recessão mundial, as commodities se desvalorizam, prejudicando os lucros das empresas e o valor de suas ações negociadas em bolsa de valores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário