quarta-feira, 19 de agosto de 2015

MAÇÃ MORDIDA PELO SUCESSO


Por Carlos Delano Rebouças

Sempre fiquei a analisar o logotipo emblemático no mercado mundial da Apple, especialmente ao detalhe de uma corte, indicando que sofreu uma espécie de mordida, e o que este detalhe pode representar para clientes e possíveis clientes de seus produtos no mundo inteiro.

Não temos como deixar de nos lembrar da milenar história de Adão e Eva, e a famosa mordida na maçã. Foi assim que, segundo as sagradas escrituras, o primeiro casal criado por Deus, e, ao experimentar o fruto proibido, primeiramente Eva, e depois, Adão, toda a humanidade ficou privada da perfeição e de uma vida infindável.

Em muitas ilustrações da história, esse fruto foi uma maça. O mesmo fruto usado por Steve Jobs como um ícone de sua marca no mercado. Mais uma vez a maça aparece como um instrumento de mudanças, como uma isca para a humanidade, a fim de fazer, com seu experimento e sua apreciação, que nunca mais sejamos os mesmos. Que tornasse de fato um divisor de águas na vida de muitas pessoas.

Não sabemos se Jobs pensou exatamente assim. Confesso que não pesquisei nada em relação a isso, mas por pura dedução, acredito que a maça e sua mordida não aparecem gratuitamente no seu logotipo, numa escolha aleatória de um fruto ou só por afinidade. Pela visão que temos de mercado, Jobs ratificou a sua genialidade a partir da concepção de sua marca, sem esquecer, obviamente, do empenho sempre percebido em aspectos como design e qualidade, fortíssimos diferencias que fazem da Apple, uma das marcas mais fortes do mercado, se não a maior.

Independentemente de ter sido ou não a escolha da maça proposita, pela relação com o episódio que envolveu Eva e Adão, ou, se a Apple e seu logotipo tão emblemático, com a maçã mordida em detalhe tão oportuno, uma coisa é certa: No conjunto da obra a logo representa sucesso de uma marca vencedora e nada acontece fortuitamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário