segunda-feira, 17 de agosto de 2015

MAIS UM DIA DE MANIFESTAÇÕES NO BRASIL

Amigos,

Ontem em todo o país, ou em quase todas as capitais, pelo menos, aconteceram mais uma edição das manifestações contra a corrupção no Brasil, que pede, além de seu fim, utopicamente desejado, a saída da Presidente Dilma Rousseff e do Partido dos Trabalhadores do poder máximo do país.
Ontem, novamente, tivemos mais uma prova de que o nosso povo não está democraticamente preparado para pedir mudanças neste país, ante o seu comportamento nas ruas, e não venham me dizer que é uma postura de uma minoria.
Essa minoria, como queiram afirmar, que faz topless; que baixa as calças e mostra as nádegas; que agride a quem pensa diferente, numa pura demonstração de intolerância; que mostra para o Brasil e o mundo frases em cartazes absurdas; e que na verdade nem sabe o que desejam, já que para muitos, trata-se somente de fazer um domingo de lazer, diferente, para si e para a família.
Ontem vimos manifestantes culpando o governo Dilma e petista como responsáveis pelo atentado de 11 de setembro nos Estados Unidos, como também, pela crise hídrica no estado de São Paulo. Se duvidarmos, pela morte daqueles 18 homens em na grande São Paulo ou até, pela queda do avião na Indonésia.
Será que são, de fato, demonstrações sensatas de democracia? Será que na verdade estas dezenas de milhares de pessoas que foram às ruas ontem sabem na verdade o que querem ou se estão sendo usadas por interesses políticos, como marionetes?
A Televisão brasileira deu menos ênfase na sua cobertura. Parece que perceberam que o número de participantes foi de menos de 5% da nossa população, que representa muito pouco em relação ao percentual de rejeição da nossa presidente.
Aqui em Fortaleza, pasmem, vimos manifestantes tratando o deputado Jair Bolsonaro como estrela, como um rei, e como o "salvador da pátria", aos gritos de "Jair presidente". 
Será que podemos acreditar na sanidade das pessoas, que veneram um homem o qual defende a tese que as atrocidades cometidas pelo militarismo foram pertinentes? Prefiro acreditar que essas pessoas são vítimas, também, mas de uma manobra contra o governo.
Não estamos aqui defendendo o governo. Reconhecemos suas falhas, sem dúvida, mas democracia não se faz assim. Isso se chama golpe. 
A Polícia Federal está fazendo sua parte... investigando e prendendo. A Justiça também. Mas se não demoram, os acusados, em ficar por trás das grades, a culpa não é do PT ou somente dele. Nunca, em tempo algum, investigou-se tanto neste país e jamais prendeu tantos poderosos. Ainda veremos mais.
Mas não é difícil de enxergar que a podridão que toma conta de nosso país não é recente. É histórica, porém, para o interesse de uma turminha em forma de tucano, o importante é que escandalize-se agora. Este é o momento.
Em 2018 teremos eleições no país, para diversos cargos, inclusive, presidente. Esta sim a chance de mostrar a nossa democracia. Se for para tirar o PT do governo, que seja, mas não pela força, pelo golpe. Isto não é democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário