segunda-feira, 17 de agosto de 2015

NBR - ISO 9001


O que significa ISO? 

ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suíça e que cuida da normalização (ou normatização) de produtos e serviços em nível mundial.

A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas.O propósito da ISO é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas igualmente por todos os países do mundo.Ferramenta para gerar lucro através da melhoria dos processos 

O que é a NBR ISO 9001?

A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações.

Em 1987 a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de três normas sujeitas à certificação, a ISO 9001, 9002 e 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização.

Normas NBR ISO 9000:
Existem três normas na família ISO 9000 que são:

ABNT NBR ISO 9000:2000: Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistema;

ABNT NBR ISO 9001:2008: Especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, em que uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente, aos regulamentares legais, e objetiva aumentar a satisfação do cliente;

ABNT NBR ISO 9004:2000: Fornece diretrizes que consideram tanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade. O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas. 


Objetivo:

O objetivo da NBR ISO 9001 é complementar os requisitos dos produtos e serviços prestados por uma organização, a qual  pretende implementar  os seus padrões de qualidade e tornar-se mais competitiva nos mercados interno e externo.
Todo o funcionamento da "empresa de qualidade" gira em torno  do conceito de qualidade que foi definido. A implementação das normas é baseada no  ciclo PDCA: 

  • Planejar (P - Plan) - Estabelecer objetivos e processos; Resultados p/ Clientes e Organização;
  • Fazer (D - Do) - Implementar os processos;
  • Verificar (C – Check) Monitorar / Medir Processos e produtos (requisitos produtos);
  • Agir (A – Act) - Agir para melhorar continuamente o desempenho dos processos.

Benefícios:
Entre os principais benefícios da certificação ISO 9001, podemos apontar: 

  • Melhoria  do desempenho  no fornecimento de produtos/serviços e, portanto níveis mais altos de satisfação dos  clientes;
  • Melhoria da  percepção  dos clientes em relação à imagem, cultura e desempenho da organização;
  • Melhoria da produtividade e eficiência, o que leva a reduções de custo;
  • Melhoria da   comunicação, da moral e da satisfação no trabalho;
  • Vantagem competitiva e maiores oportunidades de marketing e vendas. 
 
Os  Princípios de  Gestão da Qualidade: 
Foco no cliente
  • Uma  Empresa   deve fornecer  produtos e serviços  com qualidade e aumento  da satisfação do cliente, as Organizações dependem dele.
Liderança sobre objetivos comuns
  • Os líderes estabelecem unidade de objetivo, orientação e ambiente interno no qual as pessoas se tornam envolvidas.
Envolvimento de todos
  • As pessoas se comunicam e trabalha para o bem comum;
  • O envolvimento pleno delas possibilita utilizar suas habilidades para benefícios da organização.
Abordagem Sistêmica
  • Os processos são inter-relacionados para um dado objetivo contribuindo para a melhoria de eficácia e da eficiência;
  • Mudanças são definidas em conjunto por todos os envolvidos.
     
Ver as coisas como processos 
  • A organização entende que as diversas fases para realização do produto ou do serviço precisam ter bons resultados individualmente; -
  • Um resultado desejado é mais eficientemente atingido quando os recursos e as atividades são gerenciados como um processo. 
Melhoraria Contínua
  • A Organização deve  tomar  ações corretivas e preventivas para que os problemas não se repitam;
  • Análises críticas devem ser feitas de modo a verificar  e assegurar a sua contínua pertinência, adequação e eficácia;
  • Auditorias internas  devem ser realizadas para verificar a eficácia dos sistema;
  • Políticas e objetivos devem ser definidos  e alcançados.
 Decidir após ter os dados
  • Os   resultados dos processos da organização devem ser monitorados;
  • As decisões só são eficazes quando baseadas em análises lógicas e intuitivas dos dados e informações.
 Benefícios mútuos entre clientes e fornecedores
  • O relacionamento mutuamente benéfico entre as Organizações e seus Fornecedores aumenta a capacidade de ambos lucrarem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário