sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PASSEANDO PELA EUROPA SEM SAIR DE CASA


Por Carlos Delano Rebouças

Caso alguém venha me perguntar se já estive na Europa, a resposta certamente será não. Parentes e amigos lá já estiveram, a passeio ou a trabalho, e todos asseguram que é um lugar lindo e deslumbrante.

Paris, capital da França é maravilhosa. Roma, Londres e Amsterdam não ficam para trás. Ah! Não podemos deixar de falar das belezas de Bruxelas, Praga e Moscou. Aliás, toda a Europa não só deslumbra por sua beleza, e sim, muito mais pela cultura de seu povo.

Sem comparativos com o Brasil e vizinhos latino-americanos, já que há quem defenda o título de cidades com cara de Europa na América do Sul. Com a palavra Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina.

Mas voltam a me questionar se já estive na Europa, diante de tanto conhecimento que temos de tantos países e cidades do velho continente. Então, para acabar de vez com tantas dúvidas, respondo: “Gente, hoje não precisa sair de casa para conhecer o mundo, qualquer parte do mundo, inclusive a Europa”.

Livros sempre contaram a história do mundo, sua geografia espacial e política; belezas naturais; sua cultura e de seus povos; e suas curiosidades. Esquecidos e desvalorizados, os livros perderam espaço, hoje, para a Internet, advento maior do mundo globalizado, até mesmo por permite-nos viagens mais longas e completas.

Sem sair de casa conhecemos o mundo. Vou ao outro lado do mundo num só clique. Conhecemos culturas e lugares deslumbrantes, em imagens e vídeos, e relatos. A Interação é total.

Fazemos um turismo virtual de um mundo cada vez mais real, que para muitos, não existe mais diferenças. O virtual, hoje, é parte integrante e inseparável do mundo real, e não podemos ter dúvidas algumas disso.

Debruçado sobre o meu equipamento, e sob a minha imaginação, preparo a minha viagem pela Europa, sem passaporte e visto de entrada. Encaramos desafios, desafiando obstáculos, onde a língua, já deixou de ser o maior deles. Calço minhas botas, ponho minha mochila nas costas, e encaramos desafios no velho continente, desbravando lugares remotos, inóspitos, bem distantes da civilização; bem distante do nosso Brasil, onde continuamos de pés fincados ao seu solo.

Mas toda viagem tem um retorno ou uma parada. Agora, paramos para descansar. Rapidamente volto para a minha terrinha, para a minha Fortaleza de Alencar; para o meu Ceará de todos nós; e para o conforto de minha casa. A Europa é bem aí, e podemos voltar rapidamente, para um passeio maravilhoso sem sair de casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário