quinta-feira, 20 de agosto de 2015

QUANDO AS LÁGRIMAS DIZEM TUDO SOBRE ALGUÉM


Por Carlos Delano Rebouças

Nem todo mundo acredita e aceita que o choro signifique uma verdade absoluta, fruto de emoções, de sentimentos puros e verdadeiros, suficientes para mensurar o caráter de alguém. Para muitos, derramar lágrimas pode representar uma saída pela tangente dos interesses.

Vemos pessoas chorando e derramando lágrimas aos rios, diante de determinadas situações, que permitem dúvidas, pelos mais sensatos, nem menos frios, se são ou não sentimentos verdadeiros. Assim entende-se quando se vê bandidos presos, frente às câmeras, mostrando arrependimento pelo crime praticado.

Terça-feira passada, assistindo ao MasterChef Brasil, na Band, tive a oportunidade de refletir sobre a verdade sobre os sentimentos de alguém, diante de um choro e lágrimas.  Na ocasião, a jurada Paola Carossella, no momento da eliminação de um jovem participante, Lucas, não conteve as lágrimas, demonstrando uma tristeza imensa com a sua eliminação do programa. Aquela reação, vindo dela, não é de espantar. Paola é uma jurada a qual demonstra ter, ao mesmo tempo, rigidez em relação aos participantes em prova, e um coração imenso, característica esta de uma pessoa que não hesita em ajudar, numa clarividência inquestionável de companheirismo. Quando vê algum participante no sufoco, logo se aproxima e tenta ajudar de alguma forma.

Não quero aqui duvidar do arrependimento de bandidos, com a prática de crimes, nas lágrimas derramadas. Podem, mesmo diante de uma situação extrema, corresponderam a uma verdade, e não simplesmente subterfúgios para suas práticas repudiadas. Mas fica difícil de avaliar, muito mais ainda, de aceitar.

Mas em relação ao choro de Paola e suas lágrimas derramadas, no ponto de vista deste humilde educador, diz tudo em relação a uma pessoa que demonstra ser um verdadeiro líder. Não tenho dúvidas alguma que foi uma reação verdadeira, de uma pessoa que a cada dia terça-feira confirma ser maravilhosa e de grande caráter. Suas lágrimas disseram tudo de uma pessoa assertiva, altiva e verdadeira. 

Um comentário: