sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

NÓS, OS SENHORES DA VERDADE

Autor: Allan Santos

Qual a única opinião que importa? A nossa? Que verdade é absoluta? Aquela que proclamamos? Quem são os tolos do mundo? Aqueles que discordam do dizemos? Como se define todos os pensamentos, opiniões, ideias e afirmações que nós não concordamos? Lixo, um completo lixo? 

O surgimento da internet é sem dúvidas um marco importante da era contemporânea, todos os dias bilhões de bits e bytes de informação percorrem o mundo freneticamente aportando em nossos computadores, tablets, smartphones, TVs e tudo mais que tiver acesso a grande rede.

Nunca antes na história da humanidade foi tão fácil, rápido e prático mostrar ao mundo, tudo o que pensamos, como agimos, e tudo o que há de melhor, ou pior, em nós. Mas essa facilidade veio para todos aqueles que fazem uso da rede, e ela se transformou em um conglomerado vivo de ideias, como uma multidão de vozes cantando músicas diferentes sob um mesmo coral harmonioso, ou será que não? Eu diria que nem sempre o coral é tão harmonioso, na verdade o que se vê na maioria das vezes é justamente o contrário, uma longa, estridente e desarmoniosa sinfonia.

É diante desse emaranhado de ideias que me volto aos questionamentos do inicio do texto, com tantas vozes, pensamentos e verdades se acentuou uma característica antiga e muito negativa das nossas sociedades: a intolerância do novo ou do diferente, o assassinato de ideias que não compartilhamos. Essa intolerância se manifesta de forma tão espontânea e rotineira, que nos faz questionar os valores e integridade das estruturas que sustentam nossas sociedades, nossas relações e até mesmo nossa humanidade. Tornou-se comum presenciarmos situações em que pessoas tentam legitimar sua opinião, inferiorizando a dos demais, fazendo uso de argumentos pouco coerentes, e algumas vezes argumento nenhum, apenas insultos.

Com certeza você poderá encontrar exemplos de intolerância em suas redes sociais neste exato momento, ou nos comentários em algum canal de noticias na internet e até mesmo no YouTube. E muito diferente do que estamos acostumados a pensar, a intolerância não é característica exclusiva de radicais religiosos do oriente médio, ou de ditadores fascistas do século passado, muito menos das relações entre classes opressoras e oprimidas, na verdade, a intolerância pode se manifestar sob qualquer ótica e em qualquer nível de relações sociais, seja pela opção politica, seja pela opção sexual, seja pelo time de futebol, seja pelo videogame que você joga, e até mesmo pela forma como você fala.

Em seu conceito, sociedade apresenta o ideal de convivência ordenada ou organizada e, conscientemente, harmônica entre diferentes indivíduos diferentes, que contribuem com suas habilidades e conhecimentos únicos para a manutenção e obtenção do bem estar da coletividade. Dessa forma, como membros da sociedade, devemos compreender a importância de se ouvir a opinião de cada um, e discutir de forma respeitosa os mais diferentes assuntos, a fim de evoluir os conhecimentos que temos, então: ouçamos mais, sejamos mais tolerantes, pois “a verdade” não possui dono neste mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário