segunda-feira, 18 de abril de 2016

O CIRCO BRASIL

Por Carlos Delano Rebouças
Quando se imagina um circo, inevitavelmente idealizamos uma grandiosa cobertura de lona, bilheteria, pipoca, trapezistas, animais e palhaços. O circo é na verdade a alegria do povo.
Muitos circos são montados pelo Brasil, levando a alegria a inúmeras pessoas que ainda acreditam que se trata de um espetáculo ímpar, diferente de qualquer outro meio de entretenimento, embora muitos achem que essa representação artística e cultural caminha em passos largos para a sua extinção. Mas no domingo, 17 de abril de 2016, tivemos provas que o circo está armado e continuará por muito tempo, pois “artistas” é que não faltam.
O palhaço, todos já conheciam, só não sabíamos que ele poderia ser um vilão, que se escondia por trás de uma imagem de ingênuo, que de bobo, não tem nada, fazendo lembrar o Trovadorismo – época nostálgica da nossa literatura – em que existia um bobo da corte, que atravessou os tempos, alegrando seus súditos e convidados.
Ontem, nós fomos os convidados. O povo brasileiro viu no picadeiro da Câmara dos Deputados, diversos palhaços, que faziam seus expectadores de bobos de uma corte, a qual tem na presidência, não um leão, forte e imponente, mas uma raposa velha, que sequer merecia estar presente naquele recinto, pois grades lá não existem.
O picadeiro estava lotado. Gritos inflamados, dedicatórias, fantasias..., pareciam grandes como um elefante, mas pequeninos como uma formiga que o amedronta. Como foi fácil gritar neste momento. Quantas pessoas a ouvi-los e vê-los nos diversos vídeos gravados, que servirão de instrumento para suas campanhas eleitorais.
E o palhaço? Não falo daquele nordestino que um dia teve questionada a sua alfabetização. No circo, não precisa de diploma. Palhaço bom é aquele que arrança risadas, mesmo que depois venha o choro. Precisa saber dá o golpe final, de misericórdia, sendo melhor ainda em cima dos mais fracos ou enfraquecidos. Coitada da Democracia!
Sobraram apitos, cores e gritos; faltaram panelas e vergonha. Faltou o nariz vermelho típico do palhaço de verdade, contudo, esta cor não cairia bem no momento, não acham? Vermelho quer dizer corrupção, e isso é coisa de PT. Assim acreditam e defendem aqueles que estão no centro do picadeiro, aliás, do país, sepultando a Democracia.
Como são apaixonados pelas famílias! Agora tenho a certeza de que o Brasil é o país mais cristão do mundo, pois Deus foi homenageado até mesmo pelo Capeta. Até voto por telefone, partindo de filho quiseram dar. Esse é o circo brasileiro, cujos palhaços não querem sair de Brasília, lugar ideal para fazer o povo de bobo.
Faltou o grito: “Hoje tem marmelada? Tem sim, senhor!”.
Mas quem se atreveria a declinar? Ninguém, pois essa fala deveria ser do povo, que está facilmente ludibriado, não com um saco de pipocas nem algodão doce, muito menos uma maçã do amor. Está sendo enganado pelos protagonistas maiores de um circo, sem lona e sem comando, que são os palhaços de colarinho branco.

2 comentários: