sábado, 3 de setembro de 2016

TRUQUES PARA EXERCITAR A MEMÓRIA



1 CRIE UMA CORRENTE
Para se lembrar de listas de coisas organizadas ou desordenados, os especialistas recomendam imaginar 2 primeiros objetos juntos e unir o resto na medida, montando uma pequena história gráfica onde as imagens de cada elemento se conectam com o seguinte. Por exemplo: despertador, camisa, escova, água, contas, chaves, carro.

2  RELACIONE COM NÚMEROS
O truque dos números significa relacionar uma lista de palavras em ordem fixa e associadas com um determinado número. Por exemplo: 1-poste, 2-bicicleta, 3-tripé, 4-cadeira, 5- mão, 6-clube, 7-bandeira, 8-copos, 9-pessoas, 10-bola. Essas palavras sempre terão o significado dos números e vice-versa. Quando precisar memorizar o número 79510, por exemplo, você pode imaginar uma bandeira (7), com pessoas (9), segurando com as mãos (5), algumas bolas (10).

3  USAR RIMAS
Especialmente quando você estiver estudando para uma prova com informações difíceis de serem gravadas, como capitais de países e estados, por exemplo, usar rimas entre as palavras pode ajudá-lo a se lembrar dos dados.

4  SIGLAS E ACRÓSTICOS
Acrósticos são feitos quando as primeiras letras de frases formam uma nova palavra na vertical. Outra técnica de memorização é o uso de siglas que formam uma nova palavra e ajudam você a lembrar de diferentes definições ou termos.

5  IDIOMAS
Se você está aprendendo um novo idioma e tem dificuldades de memorizar palavras e termos diferentes, use sua língua nativa para tentar relacionar as palavras com algo que já é familiar. Escolha termos inusitados e estranhos, que não podem ser esquecidos.

6  PARA LEMBRAR NOMES
Muitas pessoas têm dificuldades para lembrar o nome de pessoas que acabaram de conhecer. Para que isso não aconteça você pode repetir o nome da pessoa várias vezes durante a conversa, relacioná-lo com alguém parecido ou recorrer a alguma característica física da pessoa e associá-lo com o nome.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário