quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

DICAS PARA ESCREVER BEM

Leia bastante
Quem lê com frequência adquire um bom vocabulário e aprende as regras de gramática até mesmo sem perceber. Além disso, a leitura é um dos principais meios para se manter informado e compreender melhor os acontecimentos do mundo - assim, quem lê tem também mais conteúdo na hora de escrever.
2
Seja objetivo
Nada de enrolação: apresente as informações de forma clara, falando diretamente o que você deseja. Um bom texto é um texto simples, de forma que o leitor não precise se esforçar para acompanhá-lo.
3
Não é preciso usar palavras rebuscadas
Nenhum texto ganha mais valor por ter várias palavras bonitas ou complicadas. Pelo contrário, essa prática só torna a leitura mais tediosa. Por mais que seja importante evitar repetições ao longo do texto, as palavras utilizadas para fazer essas substituições devem ser simples e claras.
4
Não abuse das citações
As citações devem ser utilizadas com cuidado. Isso porque, em excesso, elas passam a impressão de que você não sabe o que escrever.
5
Evite palavras estrangeiras
Com a internet, os chamados “estrangeirismos” são cada vez mais comuns nas conversas do dia a dia. No texto, no entanto, é sempre preferível utilizar uma palavra ou expressão que seja equivalente em português - isso porque nem todos os leitores conhecem as expressões utilizadas em uma língua estrangeira.
6
Use palavras de transição
Palavras de transição como “mas”, “então”, “logo” e “porém” fazem toda a diferença quando bem utilizadas dentro de um texto. Com elas, é possível escrever frases mais curtas, o que faz com que o texto seja mais fácil de ler. Além disso, elas fazem a ligação entre uma frase e outra ou também entre um parágrafo e outro, estimulando a continuação da leitura.
7
Evite frases longas
Um texto com sentenças curtas proporciona uma sensação de leitura mais rápida e prazerosa. Além de fazer uso das já mencionadas palavras de transição, também é importante saber utilizar vírgulas e pontos como forma de separação dentro do texto.
8
Fuja das abreviações
Além de empobrecerem o seu texto, as abreviações podem deixá-lo muito confuso, já que o leitor nem sempre pode entender o que você quis escrever.
9
Não generalize
A generalização passa a ideia de que você não tem conhecimento sobre o assunto ou que você é preguiçoso e não é capaz de refletir sobre ele.
10
Revise sempre a ortografia
Por mais que você tenha certeza de que escreveu todo o texto de forma impecável, é possível que um deslize ou outro tenha passado despercebido ao longo do processo. Por isso, releia sempre o seu texto, dando atenção especial à ortografia e à pontuação.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/10-truques-para-escrever-bem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário