sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A HUMANIDADE SE REDUZINDO A NADA


por Carlos Delano Rebouças

Judeus e palestinos numa eterna batalha por um território que se define como “santo”. Imaginem se não fosse. Franceses com o mesmo medo que alemães e ingleses jamais sentiram nos últimos tempos. O terror aterroriza com toda a redundância possível de ser usada por quem discorda de seus ideais.

Falando em discordar, os Estados Unidos escolheram pela minoria dos votos um presidente que não hesita em dizer que a América são eles e deles. Fanfarrão? Não! Fascista? Parece. Aguardemos, então, cenas de um próximo capítulo que não tem hora nem dia para acontecer. O inesperado deixou de ser ante os devaneios de um excelente apresentador de reality show.

No Brasil não é diferente. O três poderes não mais se entendem, porque não entendem quais sejam os limites de seus poderes. Senador acha que está acima de uma justiça que parece desconhecê-la. Quem faz a justiça viaja em avião da presidência do país com investigados. Investigados ocupam gabinetes e plenários que mais parecem prisões sem grades, de tantos bandidos gritando por democracia e pelo fim da corrupção. Ufa! Quantas particularidades de um país de quase 517 anos, não acham?

Certa vez assisti uma entrevista concedida pelo Fernandinho Beira-mar. Acreditem, quase acreditei que o bandido somos todos nós que estamos aqui fora, lutando dignamente pela nossa sobrevivência. Nessa mesma entrevista, disse, assertivamente, que bandido mais perigoso que ele tem poder de decisão e de voto sobre o futuro desse país. Mentiu? Não! Não é que passei a admirá-lo bem mais que muitos covardes do colarinho branco.

Um dia, com temor e preocupação, não descarto que penitenciária de segurança máxima no Brasil venha a ser a residência mais segura dos poucos honestos e sensatos deste país. Não por punição, sem descartar essa possibilidade por aceitar os predicativos apresentados, mas por parecermos, permita-me a minha inclusão, vilões nessa invertida concepção de valores. Todavia, quem sabe será uma proteção contra uma sociedade que se corrompe e perde a noção de valores que mais parece jamais ter conhecido.

Não sabemos mais quais são os limites do homem. Suas atitudes assustam, sem surpreender. Grita o nome de Deus e age como se tivesse com o diabo no corpo. Ergue templos que  define como a casa daquele que representa o maior exemplo de humildade, mas o que prevalece é a ostentação e a ganância pelo dinheiro, este mesmo cobiçado a ponto de valer o sangue derramado de seu corpo, diante da ira e da revolta de fiéis que resolveram tirar a venda e a mordaça da ignorância.

Acorde, homem! Antes que se resuma a nada, unicamente por força e vontade própria, e interesses banais. Seja inteligente o suficiente para entender que se comporta destrutivamente no mundo, como único e infalível predador de si mesmo. Não destrua seus sonhos e sua realidade. Permita perpetuar-se pelas gerações sem que as sejam piores que a sua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário