segunda-feira, 15 de maio de 2017

ORIGEM DOS SOBRENOMES: ALVES

Família Alves

O sobrenome Alves passou a ser bem comum no Brasil. Isso se dá desde a época do descobrimento, quando Pedro Alvares avistou as nossas terras, já surgia ali um pedaço da história dos Alves no Brasil para ser contada.
O sobrenome Alves, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Alves

Este é um sobrenome de origem portuguesa e classificado como patronímico, pois é derivado de um nome próprio. Neste caso, Álvares é a origem do sobrenome que depois foi abreviado. Ele foi derivado de nome próprio Álvaro.
O significado de Alvares, que deu origem ao Alves, é filho de Álvaro. Vindo daí, o fundador disseminou o sobrenome aos seus descendentes.
Por Álvaro ser um sobrenome muito comum, acabou que muitas comunidades adotaram o nome e este passou a ser não só de um tronco familiar.

Curiosidades

No Brasil a família Alves se instalou inicialmente em estados como Minas Gerais, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro. O sobrenome Alves em Minas gerou uma família de muitos políticos. Podem ser encontrados senadores, governadores, deputados e ministros.
Além de políticos, outra figura bastante importante para a história brasileira que porta este nome é o poeta Castro Alves.

Variantes do sobrenome Alves

Alves por si já é uma variante do sobrenome Álvares. Além disso não há registros de grandes mudanças com relação a grafia. Em todos os países onde é usado ele possui o mesmo jeito.

Brasão da Família Alves

brasao-familia-sobrenome-alves-portugal
O brasão da família Alves é cortado, lado esquerdo é de vermelho, com uma águia estendida de prata e duas cabeças coroadas de ouro. Do lado direito constitui-se de azul, com uma cruz de ouro cantonada de quatro memórias iguais. Em baixo é azul, com três faixas em ondas de prata. No timbre temos uma águia estendida e coroada de prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário