quarta-feira, 10 de maio de 2017

ORIGEM DOS SOBRENOMES: LIMA

Família Lima

A família Lima tem certa popularidade no Brasil. Ela não está entre as mais populares, mas pode ser encontrada em diversos cantos do País. Se você é um Lima, vai gostar de saber mais informações sobre origem, curiosidades e como se constitui o brasão. Veja tudo isso logo abaixo.
O sobrenome Lima, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Lima

O sobrenome Lima surgiu em Portugual e é considerado de origem toponímica, ou seja, de origem geográfica. O nome vem do rio Lima e de outras localidades com o nome lima. Provavelmente as comunidades vindas destes lugares foram as primeiras a adotar o sobrenome
A origem da palavra Lima vem do latim limes que significa cercas destinadas a proteger a fronteira ou fortificações militares romanas. Esta era uma palavra utilizada no sentido de limite, fronteira, cerca.

Curiosidades

O Rio Lima, que deu origem ao sobrenome, tem uma certa lenda que diz que quem atravessa este rio ficaria esquecido de tudo.
No Brasil existe uma banda bem conhecida chamada família Lima.

Variantes do sobrenome Lima

Não é possível encontrar muitas variantes do sobrenome Lima. Na verdade, desde sua origem, este nome não sofreu alterações válidas. Deste modo, ou é Lima ou é derivado de outro sobrenome.

Brasão da Família Lima

O brasão mais antigo dos Lima é constituído de ouro, com quatro palas de vermelho. Mais atualmente, usa-se: Terciado em pala. A primeira de ouro, com quatro palas de vermelho (Lima); A segunda cortada em dois: o primeiro de prata, com um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho e o segundo de prata, com três faixas em xadrez de vermelho e de ouro, com três tiras. A terceira cortada de Soto maior e de Silva. O timbre é composto pelo mesmo leão do escudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário